Skip to main content

28/08/2012 – Selos históricos “olho de boi” são destaque do Projeto Encontros na Estação Paraíso do Metrô

Os lendários selos “olho de boi”, os primeiros a entrarem em circulação no Brasil, em agosto de 1843, podem ser visitados no espaço cultural do “Projeto Encontros”, na Estação Paraíso do Metrô, até o dia 6 de setembro. A mostra, alusiva ao Dia Nacional do Selo (1º de agosto), apresenta peças nos valores de 30, 90 e 60 réis (moeda da época), além de selos comemorativos posteriores.

Ao longo de sua existência, os olhos-de-boi, que são conhecidos pelo formato parecido com os olhos bovinos, foram celebrados por meio de outros selos, o que ajudou a reconstruir a memória postal e filatélica. Alguns exemplos em exposição na Estação Paraíso são as celebrações do centenário do “olho de boi” (1943), dos seus 140 anos (1983) e 150 anos (1993), bem como dos 50 anos do clube filatélico brasileiro (1981), e dos 150 anos do primeiro selo do mundo, o “Penny Black”, onde consta o olho-de-boi de 30 réis (1990).

Selos em mais duas estações

A Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha) também abriga mostra de selos até o dia 6 de setembro. Desta vez, o tema é “Olimpíadas”, registrada pela filatelia como forma de divulgação de sua tradição e transformações na sociedade.

A exposição traz selos comemorativos que vão dos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, em 1976, até as Olimpíadas de Pequim, China, em 2008. Destaque para a emissão alusiva aos Jogos de Sidnei, Austrália, em 2000, com 20 selos que retratam 40 esportes olímpicos, representados pelos personagens da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza.

Para os amantes da boa literatura brasileira, a dica é a exposição na Estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha) em homenagem a dois grandes autores da literatura brasileira: Jorge Amado e Nelson Rodrigues.

As mostras em comemoração ao “Dia do Selo” integram a programação cultural do “Projeto Encontros”, que visa transformar as estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas diariamente para a população. O projeto é uma realização da Cinemagia, em parceria com o Metrô e patrocínio dos Correios