No período de janeiro a maio foram devolvidos 9.000 itens à população, reafirmando que esse é um dos serviços públicos mais conhecidos da cidade.Hoje, dia 15, a Central de Achados e Perdidos do Metrô completa 37 anos de atendimento ao público, sendo reconhecido como o serviço símbolo de confiabilidade na capital paulistana.No dia 15 de junho de 1975, na estação São Judas (Linha 1-Azul), era inaugurado o primeiro posto da Central de Achados e Perdidos do Metrô. Com o início da operação da Linha 3 – Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda) e o aumento no número de usuários, o posto foi transferido para a estação Sé, onde está até hoje.Atualmente, a Central de Achados e Perdidos conta com um sistema informatizado que permite a consulta do item esquecido a partir de qualquer estação, desde o momento de seu cadastramento. Por meio desse programa, é possível emitir periodicamente relatórios estatísticos para mapear os principais locais e os tipos de objetos perdidos.O Metrô já traçou o ranking das 10 estações com maior número de itens perdidos. São elas: Sé, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Jabaquara, República, Santana, Tatuapé, Tucuruvi, Largo Treze e Artur Alvim.Achados e Perdidos em números A confiabilidade do serviço pode ser atestada pelos números deste ano. Só no período de janeiro a maio, foram cadastrados 30 mil objetos/documentos e devolvidos 9 mil itens, o que representa 30% de tudo o que é recebido.Neste ano, o setor recebeu em média 6 mil itens por mês; desses, 75% são objetos e 25% referem-se a documentos. Os objetos mais encontrados nos trens e estações foram artigos de papelaria como livros, cadernos, agendas e canetas. Atualmente, são realizados 155 atendimentos por dia.Fatos pitorescos Histórias curiosas não faltam na Central de Achados e Perdidos do Metrô. Já deixaram, por exemplo, álbum de casamento em um dos trens, mas a recordação foi recuperada. Outro caso é de um senhor que esteve procurando uma bolsa na qual estava a sua dentadura. Após minuciosa descrição, a bolsa foi localizada nos Achados e Perdidos e entregue. No entanto, após cinco minutos, o senhor voltou ao setor alegando que a dentadura não cabia em sua boca. Dentre os objetos mais inusitados estão cadeiras de rodas, carrinhos de supermercado, muletas, bicicletas e próteses dentárias.Quem procura, acha O atendimento pessoal é feito na estação Sé de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 20h, e abrange todas as linhas. As consultas de documentos e objetos identificados também podem ser realizadas na Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30, ou ainda pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).Todos os itens permanecem à disposição dos proprietários, por 60 dias. Após esse período, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são enviados aos órgãos emissores.
Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos usuários que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e chequem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela Central de Achados e Perdidos.