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29/05/2012 – Metrô realiza encontro de túneis nas obras de expansão da Linha 5-Lilás

No último sábado, dia 26, a aproximadamente 25 metros de profundidade, em túnel de nove metros de diâmetro, engenheiros e operários de duas frentes de obras da ampliação da Linha 5- Lilás encontraram-se. Uma das equipes escavou um túnel de 99 metros, iniciado na obra da futura Estação Adolfo Pinheiro, em direção ao poço de ventilação e saída de emergência (VSE) Delmiro Sampaio. A outra equipe, no sentido contrário, escavou 201 metros a partir do (VSE) Delmiro Sampaio em direção à futura estação citada.O encontro completa a ligação por túnel entre as estações Largo Treze, em operação desde 2002, e o local onde estão sendo realizadas as obras da Estação Adolfo Pinheiro, prevista para ser inaugurada em 2013. Essa ligação tem 400 metros de extensão. Em dezembro de 2011, foi concluído o vazamento do túnel escavado a partir do (VSE) Delmiro Sampaio até a área de manobras dos trens da Linha 5- Lilás, nas proximidades da Estação Largo Treze.O trecho entre Largo Treze e Adolfo Pinheiro, que corresponde ao primeiro lote da expansão da Linha 5- Lilás, teve as obras iniciadas em setembro de 2009. A estação Adolfo Pinheiro está sendo construída por um método de escavação que utiliza cinco poços para a estrutura civil da edificação. Cada poço possui 32,8m de diâmetro e 24m de profundidade.Metrô constrói quatro linhas simultaneamente Pela primeira vez em 44 anos de história, e somente com investimentos do Governo do Estado de São Paulo, o Metrô constrói quatro linhas ao mesmo tempo. A expansão da Linha 5- Lilás, entre o Largo Treze e Chácara Klabin, terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). A previsão é que a Linha 5-Lilás seja totalmente concluída em 2015, passando a funcionar de Capão Redondo à Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações e atendendo a 644 mil usuários por dia.Na Fase 2 da Linha 4- Amarela, serão finalizadas as obras em quatro estações (São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie) e construída por inteira a Estação Vila Sônia. Essas estações estarão operando em 2014 e, segundo previsões de técnicos do Metrô, passará a transportar 940 mil usuários diariamente.Em 2013 será aberto para operação o primeiro trecho do prolongamento de monotrilho da Linha 2 – Verde, que está sendo construído entre a Vila Prudente e o bairro do Oratório. São 2,9 km de extensão com duas estações e o Pátio Oratório.Também em sistema de monotrilho está sendo construída a Linha 17-Ouro. Seu primeiro trecho, com 7,7 km de extensão, entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (CPTM), conectando-se ao sistema metroferroviário, deverá ser inaugurado em 2014.