ATIVIDADES

Manter a Operação Comercial do Metrô depende, entre outras premissas, do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos instalados ao longo das linhas.

Para atender as exigências e satisfação do usuário do Metrô, a Manutenção está sempre buscando aprimorar seus processos, mantendo o foco em minimizar ao máximo o número de ocorrências e atende-las no menor prazo possível, possibilitando assim disponibilizar os equipamentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pela Companhia. Para tanto, a Manutenção do Metrô de São Paulo trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana.


Tecnologia a Serviço da Informação

Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação participam ativamente da estratégia do negócio e, portanto, contribuem para o sucesso da Manutenção.

São utilizadas ferramentas de extração, processamento e carga de dados para apuração de indicadores de desempenho para a gestão dos processos e dos ativos mantidos pela manutenção, gerando gráficos interativos, que são elaborados por meio de consultas em tempo real para apoio à tomada de decisão dos gestores.


Início da Operação Comercial do Monotrilho – Linha 15-Prata

Início da Operação Comercial do Monotrilho – Linha 15-Prata

Em 10/ago/2015 teve início a Operação Comercial da Linha 15-Prata.

A Manutenção atuou na implantação da Linha 15-Prata do Monotrilho, através do planejamento e infraestrutura para manutenção e testes do Material Rodante, Via Permanente e Estações.

A manutenção analisou os sobressalentes, ferramentas e instrumentos. Acompanhou atividades de instalação de equipamentos em fábrica e a realização de procedimentos especiais como nivelamento, instalação de truques e substituição de para-brisas. Participou da análise de documentos, planos de manutenção e procedimentos operacionais, tendo como objetivo propiciar as condições necessárias para a instalação dos processos de manutenção corretiva e preventiva do Material Rodante.


Melhoria Contínua ...

Com o objetivo de atender sempre e melhor os usuários do Metrô de São Paulo, a Manutenção busca a Melhoria Contínua. Baseada no sistema japonês (Kaizen), a busca pela melhoria contínua é uma forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos.

Abaixo elencamos alguns trabalhos:

SISTEMA ELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DOS MANCAIS DOS RODEIROS

Instalado pela Oficina de Manutenção um sistema eletrônico para monitoramento de temperatura dos mancais dos rodeiros, cujo objetivo é evitar o travamento de rolamentos dos rodeiros e os transtornos operacionais que dele decorrem. Além disso, o sistema armazena todos os dados coletados em operação, permitindo a baixa e análise posterior destes dados, fazendo com que se possa atuar de forma preditiva, melhorando a confiabilidade e a segurança. Um painel indicativo de falhas instalado no console das cabines do trem promove a interface com o operador, complementando a funcionalidade do sistema.

SISTEMA ELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DOS MANCAIS DOS RODEIROS

Da esquerda para a direita: termopar instalado no mancal, central de processamento e armazenamento de dados e painel indicativo de falhas no console.


COBERTURAS DAS PASSARELAS DA LINHA 3-VERMELHA

COBERTURAS DAS PASSARELAS DA LINHA 3-VERMELHA

Projeto para cobertura das passarelas em Itaquera, Patriarca, Guilhermina/Esperança, Vila Matilde (foto), Belém e Bresser.

Devido ao elevado interesse público presente, estas atividades demandaram planejamento e monitoramento constantes sobre a evolução dos processos envolvidos na instalação. Este controle visava prevenir possíveis prejuízos às operações do Metrô e minimizar transtornos.


FECHAMENTO LATERAL PARA PROTEÇÃO DE ESCADAS ROLANTES EM BRÁS

FECHAMENTO LATERAL PARA PROTEÇÃO DE ESCADAS ROLANTES EM BRÁS

Projeto para proteger as escadas das intempéries, preservando os usuários, reduzindo a incidência de falhas e diminuindo as ações de manutenção corretiva.


SISTEMA DE MONITORAÇÃO ELETRÔNICA

Instalação e configuração de mais de 1.200 câmeras de monitoramento no sistema metroviário.


IMPLANTAÇÃO DE PELÍCULA ANTI VANDALISMO NOS ACESSOS DA LINHA 2-VERDE (AV. PAULISTA)

IMPLANTAÇÃO DE PELÍCULA ANTI VANDALISMO NOS ACESSOS DA LINHA 2-VERDE  (AV. PAULISTA)

A implantação de película antivandalismo nos vidros dos acessos da Linha 2-Verde na Av. Paulista, reduziu o impacto negativo das pichações com ácido fosfórico e demais vandalismos, eliminando a substituição constante de vidros nos referidos acessos (realizados à noite com início da interdição antes do final da Operação Comercial).


RECUPERAÇÃO DOS MUROS DE ISOLAMENTO DAS VIAS ENTRE PENHA E CARRÃO

RECUPERAÇÃO DOS MUROS DE ISOLAMENTO DAS VIAS ENTRE PENHA E CARRÃO

Execução de novo muro de fechamento em alvenaria de bloco estrutural, assim como novas passarelas de emergência, preservando a segurança do sistema.


TRATAMENTO DE EFLUENTES DAS MÁQUINAS DE LAVAR TRENS DOS PÁTIOS JABAQUARA E ITAQUERA

Toda a água utilizada na lavagem de trens será reutilizada na própria limpeza dos trens e dos túneis do Metrô. As adequações previstas tornarão possível melhor controle da quantidade de água e sua qualidade. O sistema está preparado para futuras leituras por telemetria e previsão é que sejam tratados 2000 m³ de água por mês.


MEGA TROCA DE TRILHOS (TROCA LONGA DE 540 METROS)

MEGA TROCA DE TRILHOS (TROCA LONGA DE 540 METROS)

Foi realizada a troca de 540 metros de trilho na via em lastro, com utilização de trator multi-uso. Devido às dificuldades do local – o trilho novo fica quase no mesmo nível do trilho a substituir –foi a primeira vez que esta extensão foi substituída na via em lastro na mesma madrugada.


MITIGAÇÃO DE RUÍDOS GERADOS NO TRÁFEGO POR MEIO DE ESMERILHAMENTO

Na região do elevado de Parada Inglesa havia reclamações de moradores do entorno devido a ruídos quando da passagem do trem, mesmo após colocação de barreira acústica. Foi então desenvolvido trabalho de esmerilhamento dos trilhos (com trem esmerilhador e esmerilhadeira manual) para melhorar o contato roda-trilho.


TROCA LONGA DE FIO DE CONTATO DA REDE AÉREA NA LINHA 5-LILÁS

TROCA LONGA DE FIO DE CONTATO DA REDE AÉREA NA LINHA 5-LILÁS

Ação preventiva para minimizar os riscos de interrupção da Operação Comercial por conta de quebra do fio de contato por desgaste.


NOVOS SISTEMAS E MODERNIZAÇÕES

Participamos ativamente de testes e comissionamento de novos sistemas e modernizações, para absorver novas tecnologias e manter a qualidade e eficiência das nossas atuações:
O processo de modernização das linhas do Metrô de São Paulo resultou na entrada de novos trens e reforma da frota existente. Sistemas de tração modernos e ar condicionado em todos os trens.


SUBSTITUIÇÃO DE PISOS INTERNOS E EXTERNOS

SUBSTITUIÇÃO DE PISOS INTERNOS E EXTERNOS

Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha


REFORMAS E ADEQUAÇÕES

REFORMAS E ADEQUAÇÕES

Conclusão da reforma e adequação da Delegacia de Polícia do Metropolitano (DELPOM)


NOVAS TECNOLOGIAS

NOVAS TECNOLOGIAS

Implantação do laboratório especializado em eletrônica de CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) no Pátio de Itaquera, com infraestrutura para testes e reparos de cartões e módulos.


OPERAÇÃO DO SISTEMA CBTC FULL NA LINHA 2 - VERDE

OPERAÇÃO DO SISTEMA CBTC FULL NA LINHA 2 - VERDE

A partir de fevereiro de 2016, toda a extensão da Linha 2 - Verde passou a operar no sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação).


TECNOLOGIA LED

TECNOLOGIA LED

Iniciado processo de substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED que apresentam menor consumo de energia elétrica e maior vida útil.


MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIXAÇÃO DE TRILHOS NA REGIÃO DO MASP

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIXAÇÃO DE TRILHOS NA REGIÃO DO MASP

Foram substituídas cerca de 1.800 almofadas resilientes sob as placas de fixação dos trilhos, na região do MASP.


NOVOS VEÍCULOS DE MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE

NOVOS VEÍCULOS DE MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE

Recebimento de novos veículos rodoferroviários destinados à manutenção dos equipamentos da via permanente:

Veículo Rodoferroviário auto propelido, para detecção e registro de descontinuidades internas e superficiais em trilhos e soldas, através de sistema de ultrassom.

Veículo ferroviário auto propelido, com cabine, para transporte de pessoas e com carroceria destinada ao transporte de materiais.


RAMPA PORTÁTIL PARA ACESSO DE USUÁRIOS CADEIRANTES AOS TRENS

RAMPA PORTÁTIL PARA ACESSO DE USUÁRIOS CADEIRANTES AOS TRENS

A partir de fotografias de um modelo de rampa utilizado no Metrô de Nagoia no Japão, foi desenvolvido um modelo para atender uma diversidade de tipos de soleiras dos trens, desníveis e vãos entre trens e plataformas, modelos, pesos e tamanhos de cadeiras e triciclos, manuais e motorizados, além das particularidades de limitações dos usuários.


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ESTUDO COMPARATIVO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELOS TRENS DO METRÔ - SP

Elaborado estudo comparativo do consumo de energia dos trens das diversas frotas operadas pelo Metrô - SP com o objetivo de estabelecer parâmetros de consumo e eficiência energética do material rodante para a elaboração de estratégias operacionais, atualizações de equipamentos e sistemas, parâmetros de eficiência energética para a elaboração de especificações técnicas para aquisições de novos trens, gestão eficiente de contratos de energia, com consequente melhora do desempenho econômico e ambiental.