ATIVIDADES

Manter a Operação Comercial do Metrô depende, entre outras premissas, do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos instalados ao longo das linhas.

Para atender as exigências e satisfação do usuário do Metrô, a Manutenção está sempre buscando aprimorar seus processos, mantendo o foco em minimizar ao máximo o número de ocorrências e atende-las no menor prazo possível, possibilitando assim disponibilizar os equipamentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pela Companhia. Para tanto, a Manutenção do Metrô de São Paulo trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana.


Tecnologia a Serviço da Informação

Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação participam ativamente da estratégia do negócio e, portanto, contribuem para o sucesso da Manutenção.

São utilizadas ferramentas de extração, processamento e carga de dados para apuração de indicadores de desempenho para a gestão dos processos e dos ativos mantidos pela manutenção, gerando gráficos interativos, que são elaborados por meio de consultas em tempo real para apoio à tomada de decisão dos gestores.


Melhoria Contínua ...

Com o objetivo de atender sempre e melhor os usuários do Metrô de São Paulo, a Manutenção busca a Melhoria Contínua. Baseada no sistema japonês (Kaizen), a busca pela melhoria contínua é uma forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos.

Abaixo elencamos alguns trabalhos:

SISTEMA DE MONITORAÇÃO ELETRÔNICA

Instalação e configuração de mais de 1.200 câmeras de monitoramento no sistema metroviário.


REFORMAS E ADEQUAÇÕES

REFORMAS E ADEQUAÇÕES

Conclusão da reforma e adequação da Delegacia de Polícia do Metropolitano (DELPOM)


NOVAS TECNOLOGIAS

NOVAS TECNOLOGIAS

Implantação do laboratório especializado em eletrônica de CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) no Pátio de Itaquera, com infraestrutura para testes e reparos de cartões e módulos.


OPERAÇÃO DO SISTEMA CBTC FULL NA LINHA 2 - VERDE

OPERAÇÃO DO SISTEMA CBTC FULL NA LINHA 2 - VERDE

A partir de fevereiro de 2016, toda a extensão da Linha 2 - Verde passou a operar no sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação).


TECNOLOGIA LED

TECNOLOGIA LED

Continuidade do processo de substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED que apresentam menor consumo de energia elétrica e maior vida útil. Em 2017 foram substituídas 2500 lâmpadas convencionais nas estações Trianon-MASP, São Joaquim e Artur Alvim.


MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIXAÇÃO DE TRILHOS NA REGIÃO DO MASP

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIXAÇÃO DE TRILHOS NA REGIÃO DO MASP

Foram substituídas cerca de 1.800 almofadas resilientes sob as placas de fixação dos trilhos, na região do MASP.


NOVOS VEÍCULOS DE MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE

NOVOS VEÍCULOS DE MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE

Recebimento de novos veículos rodoferroviários destinados à manutenção dos equipamentos da via permanente:

Veículo Rodoferroviário auto propelido, para detecção e registro de descontinuidades internas e superficiais em trilhos e soldas, através de sistema de ultrassom.

Veículo ferroviário auto propelido, com cabine, para transporte de pessoas e com carroceria destinada ao transporte de materiais.


RAMPA PORTÁTIL PARA ACESSO DE USUÁRIOS CADEIRANTES AOS TRENS

RAMPA PORTÁTIL PARA ACESSO DE USUÁRIOS CADEIRANTES AOS TRENS

A partir de fotografias de um modelo de rampa utilizado no Metrô de Nagoia no Japão, foi desenvolvido um modelo para atender uma diversidade de tipos de soleiras dos trens, desníveis e vãos entre trens e plataformas, modelos, pesos e tamanhos de cadeiras e triciclos, manuais e motorizados, além das particularidades de limitações dos usuários.


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ESTUDO COMPARATIVO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELOS TRENS DO METRÔ - SP

Elaborado estudo comparativo do consumo de energia dos trens das diversas frotas operadas pelo Metrô - SP com o objetivo de estabelecer parâmetros de consumo e eficiência energética do material rodante para a elaboração de estratégias operacionais, atualizações de equipamentos e sistemas, parâmetros de eficiência energética para a elaboração de especificações técnicas para aquisições de novos trens, gestão eficiente de contratos de energia, com consequente melhora do desempenho econômico e ambiental.


FECHAMENTO METÁLICO ENTRE AS ESTAÇÕES PENHA E CARRÃO NA LINHA 3 - VERMELHA

FECHAMENTO METÁLICO ENTRE AS ESTAÇÕES PENHA E CARRÃO NA LINHA 3 - VERMELHA

Em 2017 foram instaladas mais de 7 mil m2 de telas em chapa de aço expandida, para melhorar a segurança do sistema.


REVITALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES DAS LINHAS 1 - AZUL, 2 - VERDE E 3 - VERMELHA

REVITALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES DAS LINHAS 1 - AZUL, 2 - VERDE E 3 - VERMELHA

Inicío do processo de revitalização das Estações com a conclusão das estações São Joaquim - L1, Trianon-Masp - L2 e Artur Alvim - L3.


REBAIXAMENTO DAS PORTAS DE VIDRO DOS BLOQUEIOS DE PORTAS

REBAIXAMENTO DAS PORTAS DE VIDRO DOS BLOQUEIOS DE PORTAS

Inicío do processo de revitalização das Estações com a conclusão das estações São Joaquim - L1, Trianon-Masp - L2 e Artur Alvim - L3.


INSTALAÇÃO DE REFLETORES RGB

INSTALAÇÃO DE REFLETORES RGB

Para campanhas de conscientização, tais como “Setembro Amarelo” e “Outubro Rosa”, foram instalados refletores RGB no acesso “C” da Estação Trianon. Estas lâmpadas possibilitam a alteração da cor através de controle remoto.