No mês de junho o Metrô de São Paulo apresenta um roteiro de exposições culturais que tem como tema a preservação ambiental. A segunda edição da Linha do Meio Ambiente celebra a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente (5) e Dia Mundial dos Oceanos (8).
Ao longo do mês, a Vitrine Cultural da Estação São Bento (Linha 1-Azul) abriga a exposição “A Lenda dos Sereios”, do artista plástico Valter Nu. A instalação apresenta esculturas confeccionadas com resíduos sólidos como alumínio e plástico. O projeto é uma homenagem aos trabalhadores da construção de pontes e viadutos que perderam a vida nas águas, além disso, tem como influência crenças da cultura Yoruba e Tupi-Guarani.
Na próxima sexta-feira (8), Dia Mundial dos Oceanos, entra em cartaz na Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha), a mostra “Qualquer quantidade imensa de algo” de Marcio Lisa, fotógrafo e cinegrafista especializado em fotografia subaquática e de vida selvagem. A exposição reúne imagens capturadas durante expedições do fotógrafo pelo mundo e destacam a importância da preservação dos oceanos.
No dia 10, a exposição “Alcatrazes: Um refúgio no mar de São Paulo” desembarca na Estação Clínicas (Linha 2-Verde). A mostra conta com fotografias do arquipélago onde vivem espécies de animais e plantas únicos no mundo, isolados do continente há mais de 12 mil anos. As imagens fazem parte do acervo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ficam expostas até o fim do mês.
Quem passar pela Estação Sé pode acompanhar a exposição “Jardins da Arara de Lear” do fotógrafo João Marcos Rosa, que junto ao escritor Gustavo Nolasco lançou um livro sobre a ONG, de mesmo nome, que luta pela preservação da espécie ameaçada de extinção. O grupo realiza trabalhos de preservação ambiental e estímulo à geração de renda para comunidades da Caatinga.
A Estação Santa Cecília recebe no dia 10 a exposição "Paraíso das Américas", do fotógrafo e repórter de aventura Celso Cavallini. Conhecido por comandar programas de televisão que mesclam esportes radicais, natureza e sustentabilidade, Cavallini apresenta 19 registros realizados durante viagens por paisagens desérticas do continente.
Para acompanhar a programação cultural completa do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.