Skip to main content

Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro

Com uma extensão comercial de 6,7 quilômetros e 8 estações, ligará, através de um ramal, o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

Trecho 1 – Prioritário

Das 8 estações, 7 (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan) estão em fase de acabamento e em início a montagem dos sistemas, tais como alimentação elétrica, telecomunicações e auxiliares. Já a estação Morumbi teve as obras civis concluídas.

O Pátio, localizado no Piscinão Água Espraiada, está em fase de conclusão da estrutura do nível inferior e em execução as obras da oficina de manutenção de trens e dos blocos administrativos.

A linha terá integração com o Aeroporto de Congonhas (Estação Congonhas), SPTrans (Estação Vereador José Diniz e Chucri Zaidan), Linha 5-Lilás (Estação Campo Belo) e com a Linha 9-Esmeralda (Estação Morumbi). A demanda estimada é de 93 mil passageiros/dia útil.

Também fazem parte do empreendimento:
•  Subestação Primária Bandeirantes (monotrilho);
•  Material Rodante: frota de 14 trens (Trecho Prioritário);

Em 05/04/18 foi assinado o contrato de Concessão das Linhas 5 e 17 com o Consórcio Via Mobilidade, composto pelas empresas: CCR S.A (líder) e RuasInvest Participações S.A. Este acordo que tem validade pelos próximos 20 anos, contempla investimentos de mais de R$ 3 bilhões em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação e expansão das linhas ao longo do contrato.

Quer saber mais sobre o andamento dessa obra? Clique aqui.