Skip to main content

Metrô é um aliado para a qualidade do ar e as mudanças climáticas

Os passageiros conhecem os benefícios do metrô no seu ir e vir na cidade diariamente. A viagem é rápida, segura e tem regularidade. Os trens transportam muitas pessoas e circulam por trilhos sem a interferência de veículos.

Muitos veículos deixam de circular nas ruas com a transferência de passageiros para o metrô. Com isso, diminui-se o consumo de gasolina e diesel, reduzem-se os congestionamentos e a lentidão do trânsito.

Assim, andar de metrô é ter um aliado para a vida saudável na cidade. A poluição do ar diminui com a redução da emissão de gases nocivos para a saúde, como as partículas finas, que prejudicam os pulmões e o coração e os gases do efeito estufa que agravam as mudanças climáticas.

Energia elétrica: principal fonte de emissão de gases de efeito estufa no Metrô de São Paulo

Na operação atual do sistema, os trens, as estações e os pátios são responsáveis por mais de 90% do total de energia elétrica consumida pela companhia.

Nos canteiros de obras, a escavação de túneis é a atividade que mais demanda o consumo de energia, que aumenta ou diminui de acordo com a fase de obras.

Os novos empreendimentos do Metrô de São Paulo buscam integrar diretrizes e soluções de sustentabilidade nos projetos de engenharia, arquitetura, equipamentos, sistemas e trens para otimizar o desempenho ambiental e a eficiência energética.

Emissões de gases do efeito estufa são menores a cada quilômetro percorrido por um passageiro que utiliza o metrô

O metrô, movido a energia elétrica, apresenta menor emissão de gases do efeito estufa por passageiro-quilômetro do que outros modos movidos a diesel ou a gasolina. Para percorrer uma mesma distância, o metrô emite, em média, 14 vezes menos gases do efeito estufa em comparação ao ônibus e 20 vezes menos do que o automóvel movido a gasolina.

Metrô: um modo de transporte sustentável e aliado para a qualidade do ar e para as mudanças climáticas

Além de evitar as emissões de gases do efeito estufa – GEE e poluentes locais, a rede em operação do Metrô de São Paulo traz outros ganhos. A transferência de passageiros do automóvel e do ônibus para o sistema sobre trilhos e a redução de circulação de veículos e congestionamentos do trânsito trazem, com isso, menor consumo de diesel e gasolina.