METRô E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTâVEL (ODS)

O Metrô está alinhado com a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas diretrizes estratégicas, iniciativas e resultados da gestão contribuem para os objetivos e metas expressos na Agenda 2030 da ONU, e envolvem prioritariamente as áreas de infraestrutura e inovação, cidades sustentáveis, energia acessível e limpa, mudança global do clima, saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econõmico, consumo e produção responsáveis previstas na agenda global.

Esta agenda firmada por 193 países-membros da ONU, em 2015, é composta por 17 objetivos e metas compreendendo diversas áreas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Conheça os principais ODS associados ao negócio do Metrô:


Conexão do METRÔ aos ODS Contribuição do Metrô/SP META ONU
Investimentos na rede metroviária e na operação promovem benefícios para a saúde e o bem-estar da população, passageiros e empregados, com a promoção de um transporte rápido, seguro e não poluente. O Metrõ investe em programas e faz parcerias para a promoção de campanhas educativas de utilidade pública. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Promoção de um ambiente inclusivo, produtivo e decente para todos os empregados gerando oportunidades de desenvolvimento profissional, criatividade e inovação Incentivo à expansão e ao desenvolvimento de setores econômicos como engenharia, construção, tecnologia, transportes. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos
Investimentos em projetos, equipamentos e sistemas de gestão visando a eficiência no consumo de água e energia, redução de custos e de impactos ambientais associados às suas atividades na expansão, operação, manutenção e prédios administrativos. Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis.
Investimentos em sistemas de transportes com características operacionais e tecnológicas sustentáveis e com energia limpa, garantindo a redução dos impactos associados às emissões de gases de efeito estufa. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
Investimentos na revisão de processos da gestão visando a eficiência, qualidade, prazo e custos da expansão e operação e a promoção e desenvolvimento de sua cadeia de valor. Construir Infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Investimento contínuo no planejamento e desenvolvimento de projetos para sistema de transporte integrado com tecnologias e características operacionais sustentáveis, transformando o espaço urbano e o ambiente nas cidades, de forma a garantir o acesso, a mobilidade sustentável, o bem-estar e a saúde das pessoas. Proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Investimentos em projetos referenciados na construção civil sustentável e na sustentabilidade em todo o ciclo de vida dos empreendimentos, abrangendo os processos de compras de insumos e consumo de recursos naturais. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Investimentos na proteção, recuperação e promoção da biodiversidade urbana integrando diretrizes no planejamento dos empreendimentos visando a valorização dos ecossistemas para evitar a degradação de habitat naturais e diminuição da perda de biodiversidade. Integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento.