Skip to main content

Benefícios Sociais

O Metrô é reconhecido por sua rapidez, confiabilidade e regularidade. Os trens circulam em vias segregadas e não disputam espaço nas ruas como os outros veículos que ficam parados no congestionamento. Têm alta capacidade de transportar passageiros e fazem parte de uma rede integrada a outros modos como os trens, os ônibus e as bicicletas.

A operação da rede do Metrô gera uma série de benefícios, além daqueles devidos a sua própria função. Assim, alcançamos não somente nossos passageiros, mas também os que utilizam os outros modos do sistema de transporte da metrópole e a sociedade como um todo.

A existência do Metrô resulta em reduções de: emissão de poluentes e dos gases de efeito estufa; consumo de combustíveis utilizados pelos outros modos; custos operacionais de ônibus, automóveis e motocicletas; custos de manutenção e operação de vias; tempos de viagens e de acidentes. Este conjunto é conhecido como benefícios sociais. Eles representam as externalidades positivas geradas pela operação da rede.

Possuímos, desde 2012, uma metodologia para o cálculo dos benefícios sociais da rede metroviária e de linhas futuras, com atualização constante de parâmetros e indicadores. Os benefícios sociais da rede em operação são calculados anualmente e disponibilizados no Relatório Integrado da Companhia.

Conheça mais sobre os Benefícios sociais da rede em operação do Metrô: