Skip to main content

Campanha Contra Abuso Sexual no Transporte Coletivo - 2ª Fase

METRÔ PARTICIPA DA 2ª FASE DA CAMPANHA “JUNTOS PODEMOS PARAR O ABUSO SEXUAL NOS TRANSPORTES”

O Metrô de São Paulo é um dos participantes da campanha contra o abuso sexual, realizada em parceria entre Tribunal de Justiça de São Paulo, empresas de transportes, Governo do Estado, Prefeitura e operadores do Direito, que entrou numa 2ª fase a partir de dezembro de 2018. Nessa etapa, reforça-se a comunicação com a população que Importunação Sexual passou a ser passível de reclusão de 1 a 5 anos, em vista da promulgação da Lei nº 13.718/2018. A campanha ganhou adesão de novas instituições que assinaram aditivo ao convênio “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes”, totalizando 19 participantes.

Cartazes e vinhetas estimulando o apoio às vítimas e a denúncia dos abusadores são veiculados, desde 2017, no Metrô e também nos ônibus e trens que circulam no Estado de São Paulo. O público atingido chega na casa dos 10 milhões de passageiros transportados diariamente. Como parte do convênio firmado entre as instituições, mais de 1000 funcionários das empresas de transporte e policiais civis e militares participaram de seminários de sensibilização para atendimento às vítimas. O resultado foi o aumento de denúncias e de solidariedade.

Além do Metrô de São Paulo, participam da campanha: Tribunal de Justiça de São Paulo, Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, Defensoria Pública de São Paulo, CPTM, EMTU, SPTrans, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, ViaQuatro, ViaMobilidade, EFCJ, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo e Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos.