OUVIDORIA

Ouvidoria do Metrô de São Paulo

A Ouvidoria da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô, instituída com base na Lei Nº 10.294, de 20 de Abril de 1999, é composta por Ouvidor, designado pelo Diretor-Presidente e publicado no Diário Oficial. Tem como missão assegurar ao usuário dos serviços prestados pelo Metrô o direito à informação e resposta à sua manifestação.

Nossa Ouvidoria é um Canal de Comunicação onde o cidadão pode registrar manifestações como reclamações, denúncias, sugestões, elogios ou críticas.


São Atribuições da Ouvidoria

  • Exercer a função de representante do cidadão junto à Companhia;
  • Atender e responder as manifestações em segunda instância, bem como, denúncias e elogios sobre os serviços prestados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô;
  • Resguardar o sigilo e sempre dar resposta fundamentada à questão apresentada com clareza e objetividade;
  • Processar o recebimento, triagem, classificação e tratamento das demandas recebidas, garantindo que a resposta chegue ao manifestante;
  • Mediar conflitos, dando tratamento às solicitações dos usuários e, quando necessário, recomendar ações de correção e de melhoria para a Companhia;
  • Realizar atendimento presencial aos usuários que comparecerem à Ouvidoria;
  • Promover o intercâmbio com outras Ouvidorias, quando necessário;
  • Cumprir as determinações da Presidência da Companhia constantes em Regulamento Interno;
  • Elaborar relatórios mensal, semestral e anual das demandas tratadas pela Ouvidoria, bem como, apresentar relatório qualitativo ao Presidente com as demandas mais relevantes e sugestões de melhorias.
  • Os relatórios semestrais são elaborados de acordo com o Decreto Nº 44.074 de 1º de Julho de 1999, e disponibilizados no Sistema de Ouvidorias do Governo Estado / Ouvidoria Geral do Estado.
  • Demais atribuições estão descritas no Decreto Nº 60.399, de 29 de Abril de 2014. Clique aqui para visualizar.