Skip to main content

Dúvidas frequentes

Sim! Caso a ocorrência tenha sido no dia de hoje, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha ou 15-Prata, acesse esse link e faça o download da declaração de ocorrência.

Caso a ocorrência tenha sido em um outro dia, pedimos que abra uma solicitação no Fale Conosco.

Para ocorrências na Linha 4-Amarela, solicite à concessionária Via Quatro. Para ocorrências nas Linha 5-Lilás, Linha 8-Diamante ou 9-Esmeralda solicite ao Consórcio Via Mobilidade. Para ocorrências nas demais linhas, acesso o site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Envie um SMS para o serviço do SMS Segurança (97333-2252) ou baixe o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e iPhone.

Você também pode comunicar a ocorrência para qualquer empregado que estiver disponível nas estações.

Você pode:

  • Informar o empregado da estação.
  • Usar o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e iPhone.
  • Ligar para a Central de Informações, pelo telefone 0800-7707722, que está disponível todos os dias, das 5h à meia-noite.

Agradecemos por colaborar com a manutenção da qualidade dos nossos serviços!

Solicitamos que acesse esse link para mais informações.

Solicitamos que acesse esse link para mais informações.

Para ajudar os passageiros na escolha do melhor percurso pela Rede Metropolitana de Transportes, o Metrô de São Paulo disponibiliza o Sistema de Trajetos, que informa todo o percurso desde a estação de embarque até a estação de desembarque, indicando o melhor caminho em tempo e dinheiro. A consulta, que inclui estações do Metrô, CPTM e Terminais da EMTU, pode ser realizada de duas maneiras: ou por uma lista de estações ou através de um mapa em que o passageiro indica a origem e o destino. O serviço também indica o horário de funcionamento das estações e o tempo estimado para a realização do percurso. O resultado das buscas feitas pelos passageiros através do Sistema de Trajetos do Metrô exibe, ainda, o Mapa dos Arredores, que mostra os pontos de interesse próximos às estações.

Consulte o Sistema de Trajetos do Metrô em parceria com o Moovit.

Esclarecemos que informações sobre itinerários também são fornecidas pela nossa Área de Atendimento ao Passageiro, que atende pelo telefone 0800-7707722, todos os dias, das das 5h00 à meia-noite ou ainda no Fale Conosco do site. Os funcionários das estações também podem ajudar nessas situações.

Os interessados devem acessar o nosso site para conhecer o Programa “Turma do Metrô“.

Sim. Há um programa chamado “Conheça seu Metrô” em que o passageiro poderá visitar uma estação, conhecer a cabine de um trem e ver como funciona o Centro de Controle Operacional.

O interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível no nosso site. Assim que um grupo é montado, todos são avisados sobre data/horário/local. O evento acontece aos sábados.

O Metrô de São Paulo esclarece que eventuais filas nos bloqueios de entrada da Linha 3-Vermelha são uma estratégia para controlar o fluxo de passageiros nas plataformas, proporcionando maior segurança aos passageiros.

Com esse controle, pode-se, inclusive, dar maior velocidade aos trens. A liberação desordenada de passageiros causa comprovadamente acúmulo nas plataformas e atraso nos trens, já que é preciso um tempo de parada maior, com aumento do risco de acidentes.

É necessário que faça o pedido pelo canal “SIC” do Metrô-SP. É só clicar no link abaixo e acessar a página do Serviços de Informação ao Cidadão.

A Estação São Judas da Linha 1-Azul, é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas (cerca de 3km).

Na Estação São Judas há linhas de ônibus que passam pelo Aeroporto, sugerimos: 675I – Terminal João Dias

Existem as seguintes opções de itinerários para o Aeroporto de Guarulhos:

Por linhas de trem da CPTM

  1. Expresso Aeroporto Embarque pela estação Luz sentido Aeroporto-Guarulhos. Saída todos os dias, das 5h00 à meia-noite, de hora em hora.
  2. Linha 13 – Jade Embarque pela estação Engº Goulart (transferência pela Linha 12 – Safira da CPTM). Saídas todos os dias, das 4h00 à meia-noite. Para conferir mais informações a respeito dos horários dos trens da CPTM para o Aeroporto, acesse: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Aeroporto

Por ônibus

Linha suburbana da EMTU: Embarque pelo terminal de ônibus norte do Tatuapé e pegue a linha 257

Confira os horários de saídas e itinerário detalhado acessando o link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss?numlinha=257&pag=buscanumero.htm

Airport Bus Service (ônibus executivo):

  • 258 – Aeroporto de Congonhas
  • 316 – Circuito de Hotéis
  • 472 – Terminal Rodoviário Barra Funda

Para mais informações sobre o itinerário das linhas executivas, acesse o a página de Itinerários no site da EMTU.

Na página de Licitações, há o procedimento para o cadastro de fornecedores, avisos e editais. Informações complementares podem ser obtidas no Departamento de Licitações pelo telefone

(11) 3291-5435

Para uso de espaço comercial no Metrô favor acessar este link.

Também pode entrar em contato com a gerência responsável pelo do e-mail: comercial@metrosp.com.br ou pelo telefone (11) 3291-3929.