Skip to main content

Sistemas

Os sistemas implantados pelo Metrô são concebidos a partir de diretrizes cuja premissa básica é o fornecimento de serviços de transporte à população, com segurança, regularidade, conforto e baixo intervalo entre trens, dentro dos padrões mais elevados que a tecnologia existente no mercado possa oferecer e que a relação custo x benefício possa justificar. Para atender essas condições, os parâmetros especificados em projeto obedecem a normas nacionais e internacionais bastante rigorosas, sendo seus valores equiparáveis aos utilizados nos metrôs mais conceituados do mundo.

Esses valores têm sido alcançados graças à uma política de desenvolvimento tecnológico voltada para um alto grau de capacitação de seu corpo técnico e ao emprego em larga escala dos recursos tecnológicos mais avançados em aplicação ou em pesquisa no mercado. Tendo como meta primordial a automação plena de suas funções operacionais, o Metrô de São Paulo, desde o início de sua implantação, tem se caracterizado pelo pioneirismo na aplicação do que existe de mais atual em termos de técnicas de automação e equipamentos micro-processados em utilização ou em pesquisa no âmbito do Transporte Pesado Rápido de Passageiros.

Na busca constante para manter e aprimorar seus padrões de serviço, o Metrô de São Paulo tem se pautado sempre pelo incentivo à tecnologia nacional, estimulando e participando do desenvolvimento de empresas de engenharia e fornecedores de sistemas dentro de padrões de qualidade compatíveis com os oferecidos no mercado internacional.

Essa vocação para o desenvolvimento tecnológico faz do Metrô de São Paulo um polo disseminador no mercado nacional de métodos e processos inovadores de projeto, implantação, operação e manutenção de Sistemas de Transporte de Passageiros e também um referencial de padrão de serviço dentro da comunidade dos metrôs no mundo.