PROCESSO DE PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA Origem e Destino
A Pesquisa Domiciliar começa com a definição das “zonas Origem e Destino”, áreas com condições urbanas similares que serão a base para o dimensionamento da amostra a ser pesquisada e das informações que serão coletadas.¹⁸

Os critérios para definição do zoneamento de 2017 foram os seguintes: área compatível com o zoneamento da Pesquisa Origem e Destino 2007; compatível com os limites de municípios e distritos no Município de São Paulo; levando em conta os limites dos setores censitários do IBGE.
Foram ainda considerados no zoneamento o sistema de transporte, os equipamentos urbanos, as barreiras físicas, as áreas vazias, o crescimento de áreas urbanizadas, novos equipamentos urbanos e de transporte em planejamento ou projeto.¹⁹
Depois do zoneamento, é definido o tamanho da amostra que, para 2017, foi dimensionada em 32 mil domicílios.²⁰
Com a amostra definida para cada zona Origem e Destino, processa-se o sorteio aleatório de endereços, captados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE do IBGE, a partir do Censo de 2010.²¹
Evolução das principais variáveis de planejamento da Pesquisa Origem e Destino
ANO | Municípios na área de pesquisa | Número de zonas | Amostra de domicílios |
1967 | 15 | 206 | 20 mil |
1977 | 27 | 243 | 29 mil |
1987 | 39 | 254 | 26 mil |
1997 | 39 | 254 | 24 mil |
2007 | 39 | 460 | 30 mil |
2017 | 39 | 517 | 32 mil |
Para a Pesquisa na Linha de Contorno, é criada uma linha imaginária (linha de contorno) que circunda os limites da RMSP. Nesta linha são identificados pontos nas rodovias de acesso onde ocorrerão os levantamentos de campo da pesquisa.²²
Os veículos são parados por policiais rodoviários em postos identificados, garantindo a segurança dos viajantes. Nestes postos são feitas:
- Contagens de veículos que entram e saem da região – autos, motos, ônibus, caminhões;
- Entrevistas com ocupantes desses veículos.²³

Pesquisas complementares levantam dados de outras viagens externas: são entrevistados viajantes e acompanhantes nos aeroportos, viajantes nos terminais rodoviários e ônibus fretados vindos de fora da RMSP.
Há várias pesquisas em rodovias, destinadas a conhecer os volumes e os fluxos de viagens em trechos específicos. Estas visam somente dados localizados e não estão, como a Pesquisa na Linha de Contorno da Origem e Destino 2017, combinadas com levantamentos das viagens internas a uma região.
¹⁸A zona Origem e Destino é a menor unidade geográfica a partir da qual existe representatividade estatística dos dados.
¹⁹A quantidade de zonas Origem e Destino se modifica à medida que se modificam as condições urbanas e, em consequência, o peso dos critérios para sua definição.
²⁰Em cada domicílio deverão ser entrevistados todos os moradores, o que resultou no total de aproximadamente 100 mil entrevistas na edição da Origem e Destino de 2017.
²¹O georreferenciamento de endereços atribuirá coordenadas (x, y) que permitem localizar espacialmente os endereços de origem e destino de viagens, de residência e de trabalho.
²²Na Pesquisa Origem e Destino 2017, foram identificados 21 postos de pesquisa em 21 rodovias de acesso.
²³Os dados vão revelar o volume de veículos entrando e saindo da RMSP ou que a atravessam, e as origens, destinos e motivos das viagens dos ocupantes desses veículos, completando, junto com as pesquisas em terminais, fretados e aeroportos, o padrão de deslocamentos em toda a região.