SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO E METRÔ LANÇAM PROJETO "SP CULTURA NO METRÔ"
Desde junho de 2018, algumas das estações do Metrô passaram a contar com uma programação cultural especial. Trata-se do projeto “SP Cultura no Metrô”, que leva atividades para estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e tem agitado o cotidiano da cidade mais populosa do Brasil. As atividades foram divididas em duas frentes:
Arte Cultura nas Estações - apresentações de teatro, música e dança em estações do Metrô. Até dezembro de 2018, foram realizadas 75 intervenções culturais.
Músicos de Rua - apresentações de músicos profissionais ou amadores nas estações do Metrô. Os interessados podem se inscrever em chamamento disponível no site da Secretaria da Cultura - www.cultura.sp.gov.br.
A parceria permite o acesso de milhões de pessoas a múltiplas intervenções culturais. São atrações de qualidade e gratuitas para a população. O Metrô é um sistema de transportes sempre aberto às manifestações culturais e artísticas. Já na década de 1970, obras de arte foram instaladas nas estações. São obras de renomados artistas, como Tomie Ohtake, Alex Flemming, Antonio Peticov, Claudio Tozzi e Francisco Brennand. Agora são abertos espaços para a música, dança e teatro, levando ainda mais opções para os usuários
O Metrô de São Paulo foi pioneiro em estimular os diferentes tipos de projetos na área cultural. A primeira é a escultura "Garatuja", do artista Marcelo Nitsche, na Estação Sé, desde 1978. Atualmente, o acervo do Metrô conta com 91 obras de arte dispostas em 37 estações do sistema. O programa Linha da Cultura, a partir de 1986, passou a disponibilizar gratuitamente espaços para manifestações artísticas das mais variadas formas - artes visuais, exposições fotográficas, performances, apresentações musicais e teatrais - nas estações.