CAMPANHA DÊ O EXEMPLO

O Metrô de São Paulo e a CPTM lançam em conjunto uma nova campanha educativa com o objetivo de resgatar noções de cidadania e mostrar como uma pessoa que tem um comportamento exemplar é muito mais cidadã e muito mais respeitada pela sociedade. Intitulada "Dê o Exemplo", essa ação mostra também como são as regras de comportamento dentro dos sistemas, além de sensibilizar os usuários sobre o uso correto destes meios de transporte.

Hoje uma das principais queixas dos usuários diz respeito ao comportamento inadequado e, por vezes, desrespeitoso por parte das pessoas. O Metrô e a CPTM recebem, além dessas críticas, sugestões para melhorar a situação. Essa necessidade vem sendo apontada por pesquisas e também podem ser observadas nas manifestações feitas nas redes sociais e pelo Fale Conosco.

Uma das conclusões é que os usuários dos serviços de transporte público simplesmente desconhecem que existem regras de comportamento dentro das estações. E os que não seguem essas regras complicam o embarque/desembarque, comprometem a segurança dentro do sistema e dificultam o transporte de objetos nos trens.

Apesar de existirem quadros com o Regulamento de Viagens, que mostram as regras para a utilização do Sistema de Transportes Metropolitanos e com impressos do Ciclista Cidadão, que também apontam os horário e modo de transporte das bicicletas, os usuários nunca os viram ou prestaram atenção a esses avisos e, portanto, desconhecem ou esquecem que essas regras existem e que devem ser seguidas, pois foram feitas para o conforto e segurança de todos.

Com base nisso, foi desenvolvida a campanha "Dê o exemplo", com cartazes e painéis espalhados nas estações e trens mostrando algumas situações que envolvem os usuários. Os quatro focos são os seguintes:

  • Quem senta no chão pode atrapalhar a circulação das pessoas;
  • Skates, patins e similares nas rampas e passarelas das estações são proibidos;
  • É proibido viajar embriagado ou consumir bebidas alcoólicas nas dependências do Metrô e da CPTM;
  • Horários e locais para o transporte de bicicletas devem ser respeitados.

Essas orientações de cidadania também serão feitas pelos monitores de TV instalados nos trens. Também serão feitas postagens nas páginas oficiais do Metrô e da CPTM nas redes sociais.

Com essa nova campanha, o Metrô e a CPTM esperam incentivar comportamentos mais respeitosos e atitudes mais solidárias entre as pessoas, contribuindo para uma melhor convivência e urbanidade.


Conheça as peças da campanha

Cartazes

Dê o exemplo.
Dê o exemplo.
Dê o exemplo.

Sancas

Dê o exemplo.
Dê o exemplo.
Dê o exemplo.

Painéis de estação

Dê o exemplo.
Dê o exemplo.
Dê o exemplo.

Vídeo


Nota: a campanha esta sendo lançada incialmente no Metrô. Em breve será lançada também na CPTM.

Fechar
Fechar