QUEM SOMOS
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.
Conheça a Lei Municipal 6988 que criou a Companhia do Metrô

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações. Pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar 4 milhões de passageiros diariamente.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 12,8 km de extensão e 11 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM faz parte da área de infraestrutura do Governo do Estado de São Paulo.


-
Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô.
Responsável pela implantação e operação do sistema metroviário.
-
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM.
Responsável pela implantação e operação do serviço de Trens Metropolitanos.
-
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP.
Gerenciamento Sistema média/baixa capacidades nas RM's.
- Planejamento
- Fiscalização
- Controle
-
Estrada de ferro Campos do Jordão.
Tem vocação Turística, a exemplo dos Expressos Turísticos da CPTM.
Sua missão é a execução da política estadual de transportes urbanos de passageiros para as regiões metropolitanas, abrangendo os sistemas metroviário, ferroviário, de ônibus e trólebus e demais divisões modais de interesse metropolitano.
Também é responsável pela organização, coordenação, operação e fiscalização do sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros e de sua infraestrutura viária.
A STM conta, na administração centralizada, com três coordenadorias técnicas, além do "staff" direto do Secretário.
A STM TEM TRÊS COORDENADORIAS TÉCNICAS:
-
1
Coordenadoria de Planejamento e Gestão - CPG, responsável pelo Plano Integrado de Transportes Urbanos - Pitu para as regiões metropolitanas.
-
2
A Coordenadoria de Relações Institucionais - CRI, responsável pela articulação com os municípios das regiões metropolitanas do Estado e planejamento e integração de comunicação e marketing com as empresas vinculadas.
-
3
Coordenadoria de Transporte Coletivo - CTC, responsável pelo estabelecimento de políticas para o transporte metropolitano de passageiros.