POLÍTICA DA QUALIDADE

A Manutenção, atendendo à sua Política da Qualidade, procura proporcionar aos seus usuários e à comunidade um serviço de excelência, com sustentabilidade e inovação tecnológica. Utiliza as melhores práticas de gestão, promovendo interação, segurança e saúde ocupacional e melhoria contínua em seus processos e sobre tudo, se preocupa com a preservação do meio ambiente.

Os altos índices de desempenho e disponibilidade dos trens e equipamentos se deve principalmente a um corpo técnico altamente qualificado. Fruto de mais de 35 anos de trabalho, um dos grandes pilares que sustentam os resultados da Manutenção é a Gestão do Conhecimento. Em 2015 foram aplicadas mais de 10.000 horas em treinamento. Com enfoque na capacitação, treinamento e desenvolvimentos dos nossos profissionais, a Manutenção do Metrô de São Paulo possui funcionários com altos níveis de graduação e especialização.

Sistemas de Gestão Normalizados

A Manutenção do Metrô de São Paulo está certificada nos seguintes Sistemas de Gestão:

  • Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001);
  • Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001);
  • Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001).

Mitigação e controle dos passivos ambientais em áreas da Manutenção

Desde a implantação e certificação do Sistema de Gestão Ambiental são realizadas; a identificação, investigação, remediação e monitoramento de passivos ambientais (áreas contaminadas).

Acompanhamento do controle do tratamento e destinação de resíduos provenientes da modernização dos trens.

A Manutenção do Metrô faz o acompanhamento e controle de tratamento e destinação de resíduos provenientes da Modernização dos Trens. Para tanto, foram implementadas rotinas de recebimento de informações e registros comprobatórios do tratamento e destinação dos resíduos, à medida que são efetuadas as modernizações dos trens.

Processo de Acreditação - Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório de Calibração

O laboratório de instrumentação da Manutenção, que realiza a calibração e aferição de todos os instrumentos utilizados pelo Metrô, está no processo de acreditação pelo INMETRO segundo a norma NBR/ISO 17025. Essa acreditação assegurará a qualidade oferecida pela atividade de calibração, uma vez que o laboratório será uma "extensão do INMETRO".

Calibração NBR ISO/IEC 17025

Metrô é como uma Orquestra, todos os instrumentos tem que estar bem afinados /calibrados.