CURIOSIDADES

Manter a Operação Comercial do Metrô depende, entre outras premissas, do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos instalados ao longo das linhas.

Para atender as exigências e satisfação do usuário do Metrô, a Manutenção está sempre buscando aprimorar seus processos, mantendo o foco em minimizar ao máximo o número de ocorrências e atende-las no menor prazo possível, possibilitando assim disponibilizar os equipamentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pela Companhia. Para tanto, a Manutenção do Metrô de São Paulo trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana.


Tecnologia a Serviço da Informação

Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação participam ativamente da estratégia do negócio e, portanto, contribuem para o sucesso da Manutenção.

São utilizadas ferramentas de extração, processamento e carga de dados para apuração de indicadores de desempenho para a gestão dos processos e dos ativos mantidos pela manutenção, gerando gráficos interativos, que são elaborados por meio de consultas em tempo real para apoio à tomada de decisão dos gestores.


Início da Operação Comercial do Monotrilho – Linha 15-Prata

Início da Operação Comercial do Monotrilho – Linha 15-Prata

Em 10/ago/2015 teve início a Operação Comercial da Linha 15-Prata.

A Manutenção atuou na implantação da Linha 15-Prata do Monotrilho, através do planejamento e infraestrutura para manutenção e testes do Material Rodante, Via Permanente e Estações.

A manutenção analisou os sobressalentes, ferramentas e instrumentos. Acompanhou atividades de instalação de equipamentos em fábrica e a realização de procedimentos especiais como nivelamento, instalação de truques e substituição de para-brisas. Participou da análise de documentos, planos de manutenção e procedimentos operacionais, tendo como objetivo propiciar as condições necessárias para a instalação dos processos de manutenção corretiva e preventiva do Material Rodante.


Melhoria Contínua ...

Com o objetivo de atender sempre e melhor os usuários do Metrô de São Paulo, a Manutenção busca a Melhoria Contínua. Baseada no sistema japonês (Kaizen), a busca pela melhoria contínua é uma forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos.

Abaixo elencamos alguns trabalhos:

SISTEMA ELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DOS MANCAIS DOS RODEIROS

Instalado pela Oficina de Manutenção um sistema eletrônico para monitoramento de temperatura dos mancais dos rodeiros, cujo objetivo é evitar o travamento de rolamentos dos rodeiros e os transtornos operacionais que dele decorrem. Além disso, o sistema armazena todos os dados coletados em operação, permitindo a baixa e análise posterior destes dados, fazendo com que se possa atuar de forma preditiva, melhorando a confiabilidade e a segurança. Um painel indicativo de falhas instalado no console das cabines do trem promove a interface com o operador, complementando a funcionalidade do sistema.

SISTEMA ELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DOS MANCAIS DOS RODEIROS

Da esquerda para a direita: termopar instalado no mancal, central de processamento e armazenamento de dados e painel indicativo de falhas no console.

MELHORIAS NO SISTEMA DE PORTAS

MELHORIAS NO SISTEMA DE PORTAS

Alteração do local de fixação da controladora local de portas devido ao excesso de vibração gerado pelo movimento das portas.

Alteração do procedimento de teste de portas da preventiva eliminando-se a necessidade de conexão e desconexão dos conectores da controladora geral e local de portas.

Ganhos: Redução em 30% do número de falhas no sistema e minimizando transtornos operacionais.

COBERTURAS DAS PASSARELAS DA LINHA 3-VERMELHA

COBERTURAS DAS PASSARELAS DA LINHA 3-VERMELHA

Projeto para cobertura das passarelas em Itaquera, Patriarca, Guilhermina/Esperança, Vila Matilde (foto), Belém e Bresser.

Devido ao elevado interesse público presente, estas atividades demandaram planejamento e monitoramento constantes sobre a evolução dos processos envolvidos na instalação. Este controle visava prevenir possíveis prejuízos às operações do Metrô e minimizar transtornos.

FECHAMENTO LATERAL PARA PROTEÇÃO DE ESCADAS ROLANTES EM BRÁS

FECHAMENTO LATERAL PARA PROTEÇÃO DE ESCADAS ROLANTES EM BRÁS

Projeto para proteger as escadas das intempéries, preservando os usuários, reduzindo a incidência de falhas e diminuindo as ações de manutenção corretiva.

SISTEMA DE MONITORAÇÃO ELETRÔNICA

Instalação e configuração de câmeras de monitoramento no sistema metroviário.

IMPLANTAÇÃO DE PELÍCULA ANTI VANDALISMO NOS ACESSOS DA LINHA 2-VERDE (AV. PAULISTA)

IMPLANTAÇÃO DE PELÍCULA ANTI VANDALISMO NOS ACESSOS DA LINHA 2-VERDE  (AV. PAULISTA)

A implantação de película antivandalismo nos vidros dos acessos da Linha 2-Verde na Av. Paulista, reduziu o impacto negativo das pichações com ácido fosfórico e demais vandalismos, eliminando a substituição constante de vidros nos referidos acessos (realizados à noite com início da interdição antes do final da Operação Comercial).

RECUPERAÇÃO DOS MUROS DE ISOLAMENTO DAS VIAS ENTRE PENHA E CARRÃO

RECUPERAÇÃO DOS MUROS DE ISOLAMENTO DAS VIAS ENTRE PENHA E CARRÃO

Execução de novo muro de fechamento em alvenaria de bloco estrutural, assim como novas passarelas de emergência, preservando a segurança do sistema.

TRATAMENTO DE EFLUENTES DAS MÁQUINAS DE LAVAR TRENS DOS PÁTIOS JABAQUARA E ITAQUERA

Toda a água utilizada na lavagem de trens será reutilizada na própria limpeza dos trens e dos túneis do Metrô. As adequações previstas tornarão possível melhor controle da quantidade de água e sua qualidade. O sistema está preparado para futuras leituras por telemetria e previsão é que sejam tratados 2000 m³ de água por mês.

MEGA TROCA DE TRILHOS (TROCA LONGA DE 540 METROS)

MEGA TROCA DE TRILHOS (TROCA LONGA DE 540 METROS)

Foi realizada a troca de 540 metros de trilho na via em lastro, com utilização de trator multi-uso. Devido às dificuldades do local – o trilho novo fica quase no mesmo nível do trilho a substituir –foi a primeira vez que esta extensão foi substituída na via em lastro na mesma madrugada.


MITIGAÇÃO DE RUÍDOS GERADOS NO TRÁFEGO POR MEIO DE ESMERILHAMENTO

Na região do elevado de Parada Inglesa havia reclamações de moradores do entorno devido a ruídos quando da passagem do trem, mesmo após colocação de barreira acústica. Foi então desenvolvido trabalho de esmerilhamento dos trilhos (com trem esmerilhador e esmerilhadeira manual) para melhorar o contato roda-trilho.

TROCA LONGA DE FIO DE CONTATO DA REDE AÉREA NA LINHA 5-LILÁS

TROCA LONGA DE FIO DE CONTATO DA REDE AÉREA NA LINHA 5-LILÁS

Ação preventiva para minimizar os riscos de interrupção da Operação Comercial por conta de quebra do fio de contato por desgaste.


NOVOS SISTEMAS E MODERNIZAÇÕES

Participamos ativamente de testes e comissionamento de novos sistemas e modernizações, para absorver novas tecnologias e manter a qualidade e eficiência das nossas atuações: O processo de modernização das linhas do Metrô de São Paulo resultou na entrada de novos trens e reforma da frota existente. Sistemas de tração modernos e ar condicionado em todos os trens.

REFORMAS E ADEQUAÇÕES

REFORMAS E ADEQUAÇÕES

Reforma DELPOM – BARRA FUNDA


SUBSTITUIÇÃO DE PISOS INTERNOS E EXTERNOS

SUBSTITUIÇÃO DE PISOS INTERNOS E EXTERNOS

Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha