NOVAS ESTAÇÕES DA LINHA 5-LILÁS

O Metrô de São Paulo iniciou no dia 6 de setembro a operação de um novo trecho de 2,8 km e das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás. De segunda a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15h, os usuários já podem conhecer e utilizar gratuitamente o que há de mais moderno em sistema metroviário no Brasil.

Operação Assistida

A operação assistida das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin deve durar de 60 a 70 dias e consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais e permitindo a maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização, controle de tráfego e de telecomunicações. A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, como em toda a rede.

Durante essa etapa, as novas estações são atendidas por um trem exclusivo que percorre o trecho entre Brooklin e Adolfo Pinheiro. Quem desejar seguir viagem para as demais estações da linha 5 é orientado pelos funcionários do Metrô sobre como acessar a área paga e embarcar em um outro trem. Cartazes e mensagens sonoras também auxiliam na orientação.


Arquitetura Sustentável

Privilegiando a sustentabilidade, as estações Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista têm, em seus respectivos acessos principais, uma grande cúpula de vidro como elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Os vidros protegem contra a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando a limpeza, que poderá ser realizada em intervalos maiores.

O projeto arquitetônico contempla amplas aberturas que favorecem a iluminação pelo sol até o nível das plataformas e permite a ventilação natural com a livre circulação do ar entre os diversos níveis e o exterior. Com isso, é possível diminuir a necessidade de instalação de grandes equipamentos de ventilação forçada para garantir a renovação do ar no interior das estações, especialmente nos níveis mais profundos.


Estações

Brooklin: Localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, com 24 metros de profundidade e 13.151 m² de área construída, tem dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas devam embarcar nesta estação todos os dias.

Borba Gato: Com 9.667 m² de área construída, o acesso principal da estação poderá ser alcançado tanto por quem vem da Avenida Santo Amaro como pela Avenida Adolfo Pinheiro. Além destes, há outros dois acessos secundários. A estimativa é que 20 mil usuários por dia embarquem na estação.

Alto da Boa Vista: A estação tem mezaninos inferior e superior com amplas aberturas que permitem ventilação e iluminação natural, desde a cobertura até as plataformas. Com profundidade de 24 metros, o equivalente a um prédio de oito andares, a estação possui 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores, plataforma central e sanitários acessíveis em seus 8.960 m² de área construída. Estão previstos cerca de 10 mil embarques diariamente.


Novas estações Liha 5-Lilás. Clique para ver o vídeo das novas estações

PARA ONDE VOCÊ VAI?

Fechar
Fechar