INFORMAÇÕES ÚTEIS

EVITE PROBLEMAS COM SEU BILHETE. CUIDE BEM DELE:

  • 1

    Não amasse, não molhe, não dobre e não rasgue o seu bilhete.

  • 2

    Não o coloque em contato com ímãs, principalmente fecho de bolsa e alarme de carro. Esses cuidados evitam a perda da validade do seu bilhete.

  • 3

    Não risque a faixa marrom; ela contém mensagens magnéticas que serão lidas pelo bloqueio.

  • 4

    Não deixe o bilhete em contato com plásticos aderentes; eles podem arrancar a faixa marrom.

  • 5

    Se o bilhete for rejeitado pelo bloqueio, procure um empregado do Metrô.

  • 6

    Após a introdução do bilhete no bloqueio, você tem 20 segundos para ultrapassá-lo. Tempo suficiente para fazê-lo com calma.

  • 7

    Para sua segurança, não compre bilhetes no comércio ambulante. O Metrô somente se responsabiliza por bilhetes comprados em suas bilheterias e postos autorizados.

  • 8

    Comprar bilhete de ambulante é estimular a prática de crimes. Muitos são produtos de roubo ou falsificações.


BILHETE ESPECIAL DO DESEMPREGADO

De acordo com o Decreto Estadual nº 32.144 de 14/08/90 e com a Resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos nº 25 de 28/03/2003, tem direito o trabalhador demitido sem justa causa, há no mínimo um mês e no máximo seis meses, desde que tenha trabalhado pelo menos seis meses contínuos no último emprego. O desempregado deverá se cadastrar na Estação Marechal Deodoro (loja 1) de 2ª a 6ª feira, das 8h00min às 16h00, exceto feriados e pontes de feriados, apresentando os seguintes documentos:

  • 1

    Cédula de Identidade (original)

  • 2

    Carteira Profissional (original)

  • 3

    Termo de Rescisão Contratual (original)


Ao ser cadastrado, o usuário receberá um único bilhete, válido por 90 dias, não renovável. O usuário deste bilhete deverá portar sempre sua carteira profissional. O benefício está restrito à condição de desempregado, ou seja, a partir de um novo registro em carteira. Desde 11/09/2006, no caso de obtenção de novo emprego, o bilhete com validade passou a ser devolvido também nas estações do Metrô, mediante protocolo.

Caso o usuário, já esteja cadastrado no sistema, deverá apresentar a mesma Carteira Profissional com a qual obteve o benefício anterior.

Mais informações pelos telefones: 3291-3934 ou 3291-3935.

ATENÇÃO

Não haverá reposição ou renovação do bilhete em caso de perda, extravio, roubo, apreensão por falta de porte de carteira profissional, danificação por mau uso ou uso indevido.

Importante

Os usuários do Bilhete Especial do Desempregado devem utilizar somente os bloqueios com a sinalização amarela e portar sempre o documento, exigido legalmente para identificação, pois estão sujeitos à fiscalização pelos empregados das estações.

O Bilhete Especial do Desempregado é de uso pessoal. Não o empreste para ninguém. O uso indevido poderá acarretar a apreensão e/ou suspensão do benefício.

Voltar



COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO-METRÔ