Governo do Estado de São Paulo

Índice Remissivo GRI

GRI Perfil

3.12

GRI Perfil

PERFIL

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

1. ESTRATÉGIA E ANÁLISE

1.1. Mensagem do presidente

Mensagem do Presidente

1.2. Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades

Mensagem do Presidente
Sustentabilidade nos Trilhos
Governança para Sustentabilidade
Expansão da Rede
Integração e Mobilidade

2. PERFIL ORGANIZACIONAL

2.1. Nome da organização

Companhia do Metropolitano de São Paulo

2.2. Marcas, produtos e ou serviços

Metrô de São Paulo - Perfil

2.3. Estrutura operacional

Metrô de São Paulo - Perfil
Integração e Mobilidade

2.4. Localização da sede da organização

Rua Boa Vista, 175, São Paulo – Brasil

2.5. Atuação geográfica

Metrô de São Paulo - Perfil

2.6. Natureza jurídica

Metrô de São Paulo - Perfil

2.7. Mercados atendidos

Metrô de São Paulo - Perfil

2.8. Porte da organização

Metrô de São Paulo - Perfil

2.9. Mudanças no ano

Expansão da Rede

2.10. Prêmios e certificações

Metrô de São Paulo - Perfil

3. PARÂMETROS PARA O RELATÓRIO

PERFIL DO RELATÓRIO

3.1 Período coberto pelo relatório

Processo de Relato

3.2 Relatório anterior

134 - Em 2011 foi elaborado o 1° relatório de sustentabilidade do metrô. Este é o 2° relatório da companhia.

3.3 Periodicidade

Periodicidade anual

3.4 Dados para contato

134 - www.metro.sp.gov.br
Processo de Relato

ESCOPO E LIMITE DO RELATÓRIO

3.5 Definição do conteúdo

Processo de Relato

3.6 Limite do relatório

Processo de Relato

3.7 Escopo do relatório

Processo de Relato

3.8 Base para a elaboração

O relatório inclui todas as unidades operacionais e administrativas, exceto a Linha 4-Amarela, concebida em regime de concessão para a ViaQuatro

3.11 Mudanças significativas

Não houve

SUMÁRIO DO CONTEÚDO DA GRI

3.12 Sumário GRI

Página Atual

3.13 Verificação externa

Não foi realizada verificação externa no relatório, porém os dados econômico-financeiros foram examinados por auditores independentes.

4. GOVERNANÇA, COMPROMISSOS E ENGAJAMENTO

4.1 Estrutura e governança

Apresentação

4.2 Identificação dos principais executivos

Apresentação

4.3 Conselheiros independentes

Apresentação

4.4 Mecanismos para recomendações a órgãos de governança

Apresentação

4.6 Processos no mais alto órgão de governança para evitar conflitos de interesse

Governança para Sustentabilidade

4.8 Declaração de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos

Sustentabilidade nos Trilhos
Governança para Sustentabilidade

4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a forma como a organização identifica e gere o desempenho econômico, social e ambiental, incluindo riscos e oportunidades

Governança para Sustentabilidade
Gestão de Qualidade

COMPROMISSOS COM INICIATIVAS EXTERNAS

4.11 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução

Governança para Sustentabilidade

4.13 Participação em associações e/ou organismos de defesa

Governança para Sustentabilidade

ENGAJAMENTO DOS STAKEHOLDERS

4.14 Relação de stakeholders

Governança para Sustentabilidade

4.15 Identificação de stakeholders

Governança para Sustentabilidade

4.16 Engajamento dos stakeholders

Não foi realizado o engajamento. O compromisso é realizá-lo em 2012

4.17 Principais temas e preocupações de stakeholders

Processo de Relato

GRI Economico

ECONÔMICOS

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: DESEMPENHO ECONÔMICO

EC1 Valor econômico direito gerado e distribuído

Governo

EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas

Contribuição do Metrô para a Economia Verde

EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo

Governo

ASPECTO: PRESENÇA NO MERCADO

EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local

Gestão de Pessoas

ASPECTO: IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOS

EC8 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos

Monotrilho, uma Nova Alternativa

EC9 Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos

Metrô de São Paulo - Perfil
Monotrilho, uma Nova Alternativa
Monitoramento dos Impactos

GRI Ambientais

AMBIENTAIS

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: ENERGIA

EN3 Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária

Contribuição do Metrô em Relação a Outros Modais

EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia, ou que usem energia gerada por recursos renováveis

Ações de Redução do Consumo de Energia

ASPECTO: ÁGUA

EN8 Total de retirada de água por fonte

Indicadores Ambientais

EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água

A água consumida é fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

ASPECTO: EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS

EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa por peso

Contribuição do Metrô em Relação a Outros Modais

EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso

Contribuição do Metrô em Relação a Outros Modais

EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas

Contribuição do Metrô para a Economia Verde

EN20: NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso

Monotrilho, uma Nova Alternativa

EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição

Gestão de Qualidade
Indicadores Ambientais

EN23 Número e volume total de derramamentos significativos

Não ocorreu nenhum derramamento significativo no período coberto

ASPECTO: PRODUTOS E SERVIÇOS

EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços e a extensão da redução desses impactos

Gestão de Qualidade
Expansão da Rede
Monotrilho, uma Nova Alternativa

ASPECTO: CONFORMIDADE

EN28 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos ambientais

Não foram recebidas multas ou sanções pelo Metrô no ano de 2011

GRI Trabalhitas

TRABALHISTAS

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: EMPREGO

LA1 Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região

Gestão de Pessoas

LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região

Gestão de Pessoas

ASPECTO: RELAÇÕES ENTRE OS TRABALHADORES E A GOVERNANÇA

LA4 - Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva

100% dos empregados

LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva

Não há prazo. Varia em função da mudança/nível de impacto

ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

LA6 Percentual de empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e trabalhadores ligados a programas de segurança de saúde ocupacional

100% dos empregados

LA7 Taxa de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho por região

Gestão de Pessoas

LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves

Gestão de Pessoas

LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos

Gestão de Pessoas

LA10 Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, discriminadas por categoria funcional

Gestão de Pessoas

LA12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira

100% dos empregados

ASPECTO: DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

LA13 Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade

Gestão de Pessoas

LA14 Proporção de salário-base entre homens e mulheres por categoria funcional

Não há distinção salarial

GRI Direito

DIREITOS HUMANOS

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: PRÁTICAS DE INVESTIMENTO E DE PROCESSO DE COMPRA

HR1 Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos

Não foram realizados contratos de investimentos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos

HR2 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas

O Metrô não submete fornecedores e empresas contratadas a avaliações referentes a direitos humanos

ASPECTO: PRÁTICAS DE SEGURANÇA

HR8 Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações

100% do quadro do Corpo de Segurança Operacional foi submetido a treinamento

GRI Sociedade

SOCIEDADE

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: COMUNIDADE

SO1 Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída

Monitoramento dos Impactos

ASPECTO: CORRUPÇÃO

SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção

São realizadas periodicamente auditorias internas e externas que, apesar de não serem específicas, podem identificar casos de corrupção

SO3 Percentual de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção da organização

Não houve nenhum treinamento voltado à anticorrupção, porém o Código de Ética e Conduta é adotado pela Companhia do Metrô

ASPECTO: CONCORRÊNCIA DESLEAL

SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados

Em análise processo instaurado pelo Ministério Público sobre processo de licitação de contratação das obras civis da Linha 5-Lilás

ASPECTO: CONFORMIDADE

SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos

Não foram recebidas multas pelo Metrô no ano de 2011

GRI Produto

PRODUTO

INDICADORES

PÁGINAS/INFORMAÇÕES

ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE

PR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos

Gestão de Qualidade
Integração e Mobilidade

PR2 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado

Não houve

ASPECTO ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS

PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação

Ouvidoria
Integração e Mobilidade

ASPECTO: COMUNICAÇÕES DE MARKETING

PR6 Programas de adesão às leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio

O Metrô respeita as diretrizes do CONAR – Conselho de Autorregulamentação Publicitária

PR7 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado

Não houve

ASPECTO: PRIVACIDADE DO CLIENTE

PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes

Não houve

ASPECTO: conformidade

PR9 Valor monetário de multas significativas por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços

Não foram recebidas multas significativas pelo Metrô no ano de 2011

Os Indicadores GRI São mostrados em diferentes
cores de acordo com o aspecto do qual se referem:

  • Pefil
  • Ambientais
  • Produto
  • Econômicos
  • Sociedade
  • Trabalhistas
 
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