Governo do Estado de São Paulo
7

Por Dentro da Operação e Manutenção do Sistema

GRI Perfil

1.2 / 2.3

GRI Produto

PR1 / PR5

No Metrô, Arte é Meio Ambiente

Atividades Culturais e Campanhas Sociais

O dia a dia dos usuários nas estações do Metrô é também uma atividade cultural e artística, um espaço de serviços e conveniência. Com o objetivo de humanizar os espaços das estações e proporcionar ao cidadão inúmeras possibilidades de contato com as diversas formas de expressão artística, de incentivo a cidadania, preservação, segurança e uso correto do sistema, são desenvolvidas atividades artísticas e campanhas institucionais.

Atividades Culturais e Campanhas Sociais

Características

Ações em 2011

Projeto Encontros

Espaços culturais em estações com biblioteca, revistaria, café/lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, bem como estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curtasmetragens.

1.003 apresentações, sendo 63 peças teatrais, 22 saraus, 39 oficinas literárias, 613 sessões de cinema, 83 apresentações de dança, 183 apresentações musicais distribuídas em várias estações.

Programa Linha da Cultura

Arte no Metrô – exposições e manifestações artísticas nas estações de acervo permanente e itinerante. As obras do acervo permanente são aprovadas por uma comissão consultiva de arte formada por instituições culturais de São Paulo

194 exposições.

Foi entregue a segunda etapa da obra de arte “Ação Inscrever Estação Luz do Metrô”, de autoria da artista francesa Françoise Schein.

O acervo do projeto Arte no Metrô conta com 91 obras de arte, entre painéis, esculturas e instalações.

Foram restauradas sete obras de arte instaladas na estação Marechal Deodoro, todas de autoria do artista Gontran Guanaes Netto.

Canto Coral de Natal

A atividade existe há 19 anos, integra o programa “Ação Cultural no Metrô” e já se tornou uma tradição para os usuários, que todo final de ano acompanham, nas estações do sistema, os cantores, músicos e maestros de diversos corais e instituições.

37 apresentações.

Campanhas

Campanha do Agasalho, Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, 2ª Virada Inclusiva, Semana da Conciliação, SP 2040 – A Cidade que Queremos, Mutirão de Combate ao AVC, Campanha de Vacinação Contra Poliomielite, Estação Saúde da Mulher e do Homem, Campanha de Prevenção à Saúde, entre outras.

Bibliotecas Embarque na Leitura

Três bibliotecas instaladas nas estações Paraíso, Tatuapé e Santa Cecília. A biblioteca na estação da Luz foi desativada e o Metrô deve iniciar campanha para novos patrocinadores.

Empréstimo de quase seiscentos mil livros em sete anos de funcionamento. No total, foram cadastrados cerca de cinquenta mil sócios. O acervo, no final do ano, era de 18.597 livros.

Os Indicadores GRI São mostrados em diferentes
cores de acordo com o aspecto do qual se referem:

  • Pefil
  • Ambientais
  • Produto
  • Econômicos
  • Sociedade
  • Trabalhistas
 
Governo do Estado de São Paulo