PARA QUE SERVEM AS INFORMAÇÕES DA PESQUISA OD

A Pesquisa Origem e Destino tem três objetivos principais:

  • quantificar e caracterizar o padrão atual de viagens na Região Metropolitana de São Paulo;⁵
  • obter insumos para projeção de viagens futuras;⁶
  • obter subsídios para planos e projetos futuros.⁷
Plano de Mobilidade

Os resultados da Pesquisa Origem e Destino são essenciais para qualquer planejador urbano e, especialmente, para o planejador de transportes. Eles mostram os fluxos⁸ dos cidadãos da região, apontando o impacto das escolhas de transporte na conformação das cidades e de seus bairros, fornecendo subsídio importante para os gestores elaborarem seus planos urbanos⁹ e seus Planos de Mobilidade.¹⁰

A Pesquisa OD na RMSP impulsionou a realização deste instrumento no Brasil. Hoje, as capitais e grandes cidades brasileiras já realizam esta pesquisa.

Outros setores também utilizam os resultados desta Pesquisa: Saúde, Educação, Saneamento, Segurança, Análise de Mercado.¹¹

Os dados da Pesquisa OD também estão presentes em praticamente todos os estudos e teses acadêmicas sobre a RMSP nas áreas de transporte, urbanismo e ciências sociais.

A Pesquisa OD é, ainda, a única fonte de informação, relativa a pequenas parcelas do território, sobre: empregos formais e informais e matrículas escolares.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo certa feita identificou uma área de grande incidência de uma doença transmissível. Pois então, seguindo os dados da última pesquisa OD, conseguiu mapear para onde a maior parte dos residentes daquela área se deslocava diariamente. Com isso, conseguiu atuar especificamente nas áreas de destino dos residentes daquela área para conter o avanço da doença.


⁵ Conhecer o padrão da mobilidade atual.
⁶ Simulação do padrão de viagens no futuro.
⁷ Mobilidade futura desejada.
⁸ O vai e vem diário.
⁹ O Plano Diretor da cidade, por exemplo.
¹⁰ Hoje, obrigatórios para as cidades com mais de 20 mil habitantes pela Lei n. 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
%sup1;¹Grandes empreendimentos como supermercados, shoppings, lojas, hospitais etc. precisam estar perto dos grandes fluxos de pessoas cujas informações as pesquisas OD fornecem.