CHEGADA DO SHIELD MODERNIZADO DA LINHA 5-LILÁS

Na madrugada do último dia 5 de maio um comboio com três carretas cruzou a cidade de São Paulo transportando um equipamento de grandes proporções: um dos shields que vai fazer a escavação da extensão da Linha 5-Lilás, no trecho que vai do poço VSE Bandeirantes até a atual estação Chácara Klabin, onde a Linha 5 –Lilás encontra-se com a Linha 2-Verde. O shield recebido foi o mesmo que escavou os túneis da Linha 4-Amarela, que interliga a região da Vila Sônia à Luz, no centro da capital.

Por questões definidas em projeto, esse equipamento teve o diâmetro de sua cabeça de corte aumentada (passou de 9,41 para 10,58 metros), uma vez que os túneis da futura linha serão maiores. Em função do desgaste natural das peças antigas, juntamente com a cabeça de corte foram adquiridas outras peças como o motor hidráulico para o torque da nova roda, a couraça e vários componentes sobressalentes como conjunto de macacos hidráulicos para empuxo da máquina, dentre outros.

Este equipamento vai cavar 4.861,00 metros de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto de uma extensão total de 5.743 metros. Por dia a máquina avançará entre 12 a 15 metros com a instalação de 8 a 10 aneis. Cerca de 50 pessoas, por turno, e mais 30 no apoio serão necessárias para trabalhar neste shield, totalizando 180 pessoas para esta operação.

Clique abaixo e veja como foi feito o transporte desse equipamento.
Nova cabeça de corte do Shield da linha 5-Lilás Nova cabeça de corte do Shield da linha 5-Lilás Shield da linha 5-Lilás Shield da linha 5-Lilás
Fechar
Fechar