NOTÍCIAS

Projeto para uso de inteligência artificial na manutenção do Metrô vira case no Fórum Econômico Mundial

Relatório do Fórum destaca encomenda tecnológica para projeto inovador no setor público

 

São Paulo, 12 de maio de 2022 - O Fórum Econômico Mundial (Word Economic Forum –WEF) publicou nesta semana importante relatório que destaca o Metrô de São Paulo e seu inédito processo de encomenda tecnológica do setor público para implementar o novo Sistema de Monitoramento de Via Permanente (SMVP), que vai introduzir inteligência artificial para aperfeiçoar e modernizar os processos de manutenção das vias por onde passam os trens.

O SMVP do Metrô também prevê o uso de machine learning, algoritmos e padrões, para possibilitar que, durante a operação comercial de um trem, sejam feitas vistorias regulares nos trilhos de forma ainda mais rápida e precisa, melhorando sua confiabilidade e disponibilidade. Atualmente essas vistorias são feitas manualmente por funcionários que percorrem as vias durante as madrugadas para identificar qualquer inconformidade.

O case do Metrô foi destacado junto a outro projeto de utilização de inteligência artificial pelo Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP) no White Paper “Unpacking AI Procurement in a Box: Insights from Implementation”. Projetos como estes do são raros no setor público, pois não existem produtos ou serviços customizados disponíveis no mercado para atender as necessidades requisitadas.

Com o auxílio do Centro da Quarta Revolução Industrial (C4IR), atores governamentais e pesquisadores, as duas instituições paulistas cumpriram todos os requisitos e etapas para este modelo de encomenda tecnológica. No caso do Metrô, foi realizado um chamamento público e duas empresas estão elaborando propostas que deverão ser apresentadas em novembro.

O relatório do WEF pode ser acessado neste link: https://www.weforum.org/whitepapers/unpacking-ai-procurement-in-a-box-insights-from-implementation .