NOTÍCIAS

Metrô - SP obtém inédito Certificado de Acreditação do INMETRO

O Laboratório de Calibração do Metrô, responsável pela verificação e calibração da maior parte dos seus 7.000 instrumentos, equipamentos e dispositivos, obteve no final do mês passado (21), a inédita certificação de Acreditação, da Coordenação Geral de Acreditação, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Implantado no final da década de 70, no Pátio Jabaquara, o Laboratório de Calibração do Metrô de São Paulo, é a primeira unidade de metrologia do setor metroferroviário brasileiro a obter este certificado de validade internacional. 

Esta comprovação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência do Laboratório de Calibração do Metrô, vinculado a área da Manutenção, para realizar atividades de calibração, conforme Escopo de Acreditação e requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Fazem parte do Escopo de Acreditação alguns instrumentos de precisão como o torquímetro, usado para aperto de parafusos; o micrômetro interno de três pontas, utilizado para realizar medição de diâmetros internos de peças; e ainda outros cinco instrumentos (micrômetro externo, relógio comparador, relógio apaldador, paquímetro e comparador de diâmetros internos).

“O Certificado de Acreditação, evidencia que os procedimentos aplicados na rotina do Laboratório de Calibração do Metrô de São Paulo estão em conformidade com os requisitos presentes na referida norma, e comunica ao mercado, a sua competência técnico-administrativa na prestação desses serviços”, destaca Ricardo dos Santos, Gerente de Manutenção.

De acordo com o Departamento de Oficinas de Manutenção do Metrô, o conhecimento gerado ao longo de todo processo de busca pela acreditação do INMETRO, gera uma economia anual de aproximadamente R$ 290.000,00, advinda do desenvolvimento de verificações e calibrações pelo Laboratório, além de possibilitar outras soluções internas mais ágeis e interessantes com relação a seus serviços. 

Os serviços de verificação e calibração de instrumentos, equipamentos e dispositivos do Laboratório de Calibração do Metrô estão disponíveis a qualquer cliente, principalmente a outras empresas do setor metroferroviário.