NOTÍCIAS

Em um ano, mais de 4 milhões de preservativos foram distribuídos nas estações do Metrô

Quantidade é mais que o dobro de preservativos distribuídos em 2019


Ao longo do ano de 2020, 4,5 milhões de preservativos foram distribuídos gratuitamente nas estações do Metrô de São Paulo. Mesmo com o cenário de pandemia, os números representam mais que o dobro registrado em 2019, quando 2 milhões de preventivos foram entregues aos passageiros.

A distribuição é feita pelo Programa Municipal de DST/AIDS com apoio do Metrô, que mantém displays com os preservativos em nove estações. Na Linha 1-Azul, que registra a presença de boa parte dos passageiros do sistema, as camisinhas podem ser retiradas nas estações terminais Jabaquara e Tucuruvi. Na Linha 2-Verde as estações Tamanduateí, Paraíso e Consolação têm os displays. Já na Linha 3-Vermelha os preservativos estão à disposição nas estações República, Brás, Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

Além disso, o Metrô também desenvolve campanhas corriqueiras que têm como foco a orientação sexual. No último ano mais de 3 mil passageiros fizeram testes rápidos de HIV e Sífilis em ações nas estações da Linha 3-Vermelha. Nesse mesmo período, o Metrô também colocou psicólogos e agentes de saúde nas estações para falar sobre abuso sexual infantil.