NOTÍCIAS

19/06/2017 - Peças arqueológicas estão em exposição na estação São Bento do Metrô

Os usuários do Metrô têm bons motivos para conferir os novos temas da vitrine da Linha da Cultura na estação São Bento, da Linha 1-Azul. A mostra “Arqueologia - O Metrô Descobrindo o Passado” entra em cartaz na próxima terça-feira, dia 20 de junho.

Esta vitrine apresenta alguns materiais encontrados durante as escavações realizadas na Avenida Adolfo Pinheiro para a construção da Linha 5-Lilás do Metrô, no centro histórico de Santo Amaro. São registros significativos do patrimônio arqueológico ainda preservado do subsolo da cidade. 

A coleção é composta por objetos domésticos datados do início da Vila de Santo Amaro, entre os séculos 16 e 19. Ao todo, foram recuperados mais de 390 fragmentos que compõem 76 conjuntos, entre eles, uma vasilha em cerâmica reconstituída a partir de 127 fragmentos arqueológicos. 

Os vestígios resgatam informações sobre diversos aspectos da ocupação da cidade: tipos de moradia, hábitos alimentares e utensílios domésticos, consumo, costumes, atividades profissionais, industrialização, transportes, entre outros. 

A coleção completa do sítio está sob a guarda permanente do Museu Histórico Sorocabano, que cedeu o material temporariamente para a exposição na estação São Bento. A vitrine é uma iniciativa do Metrô como meio de ampliar suas ações de Educação Patrimonial e tem a curadoria da A Lasca Arqueologia.

A exposição faz parte da primeira edição da Linha do Meio Ambiente, um roteiro especial da tradicional Linha da Cultura do Metrô. Durante o mês de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5. 

Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura, acesse: