NOTÍCIAS

17/07/2017 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) leva obras interativas ao Metrô

A partir do dia 18 de julho, as estações Paraíso, Consolação e Brigadeiro da Linha 2-Verde e São Bento da Linha 1-Azul do Metrô participam do FILE São Paulo 2017 - maior evento de arte e tecnologia da América Latina que traz ao público obras interativas que englobam música, arte, animações, games e tecnologia em suas instalações.

O objetivo da mostra é levar novos conceitos de arte aos espaços públicos e interagir com os usuários dessas novas tecnologias. O módulo chamado de FILE PAI (Paulista Avenue Interactive) espalha suas instalações dinâmicas em vários pontos da avenida, incluindo as estações Consolação, Brigadeiro e Paraíso e que poderão ser vistas por todos que passam pelos locais.

O Metrô terá quatro pontos com instalações do FILE até o dia 31 de julho de forma gratuita:

Estações Consolação e Brigadeiro (Linha 2-Verde), das 10 às 17h: Os acessos das estações já contam com uma nova decoração visual e apresentarão uma obra interativa criada pela companhia Les Poissons Volants - produtora francesa de filmes e documentários independentes. Com óculos de realidade virtual os usuários do Metrô poderão conhecer a famosa obra de Hieronymus Bosch "The Temptation of Saint Anthony". Em uma experiência de 360º, o usuário poderá desvendar e emergir no quadro de grande destaque do final do século XV.

Estação Paraíso (Linha 2-Verde), das 10h às 17h: O corredor da estação receberá a obra "The Singing Tunnel", dos produtores musicais suecos Håkan Lidbo e Max Björverud. As músicas cantadas pelos usuários que passarem pelo túnel da estação serão captadas pelos painéis ali instalados e reproduzidas por um computador como se fossem uma melodia cantada por um belo coral. A sensação é a de estar sendo seguido por um "anjo da guarda". O "Singing Tunnel" além de repetir as notas musicais, também memoriza e repete as mais comuns entre os cantos dos usuários, criando uma melodia própria quando não há ninguém cantando.

Estação São Bento (Linha 1-Azul): a estação receberá sete painéis informativos detalhando o evento ao público.

Para saber mais sobre a programação da Linha da Cultura acesse o site: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx