NOTÍCIAS

12/06/2017 - Estação Luz recebe exposições de fotografias para homenagear os 49 anos de fundação do Metrô de São Paulo

 

Para marcar os 49 anos de fundação do Metrô de São Paulo, a Estação Luz recebe duas exposições fotográficas: De passagem e A madrugada nos trilhos. Os dois trabalhos são consecutivamente assinados pelo artista plástico Matheus Dacosta e pelo fotógrafo Fausto Saez e revelam um pouco da rotina, da manutenção feita nas estações e a movimentação de milhões de pessoas que utilizam o transporte diariamente. As exposições ficam até o próximo dia 30.

"De passagem" apresenta 15 fotografias feitas durante seis anos por Dacosta e retrata o cotidiano dos passageiros no Metrô. As imagens são feitas a partir de situações extraídas ao longo do tempo. O movimento dos vagões, a pressa das pessoas, a espera e os encontros marcados ou casuais nas 68 estações que compõem o sistema. Também na Luz, o fotógrafo Saez expõe imagens incríveis do que acontece enquanto estamos dormindo: a manutenção de trens nos pátios e oficinas do Metrô. São cenas de funcionários trabalhando no trato das vias, estações desertas durante a madrugada e curiosas paisagens de lugares tão ocultos quanto desconhecidos dos milhões de usuários do Metrô.

Periódicas, as manutenções obedecem a um planejamento que envolve inspeções, lubrificações, substituições de itens de desgaste, substituições de equipamentos pesados do trem e reparos no interior do salão de passageiros como, por exemplo, piso de borracha e pintura dos bancos.

O Metrô de São Paulo transporta 4 milhões de passageiros por 68 estações todos os dias e é o maior e mais movimentado do Brasil. 

Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura do Metrô, acesse http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.