NOTÍCIAS

Estação Tatuapé terá testagem gratuita de HIV e Sífilis

Realizados por meio da coleta de fluido oral, os testes são gratuitos e indicados a todos que possuem vida sexual ativa; O resultado sai em até 30 minutos

Em parceria com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, o Metrô de São Paulo promove mais uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nesta quinta-feira (12), os passageiros podem fazer gratuitamente testes rápidos de HIV e sífilis por meio de fluido oral – ou seja, sem necessidade da coleta de sangue –, na Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha. O atendimento se inicia às 10h e os cadastros para os exames serão realizados até às 15h30.

A ação busca incentivar a realização do teste rápido como um dos meios de prevenção às IST e também como facilitador do tratamento quando uma infecção é detectada, garantindo o encaminhamento a um serviço de saúde e, consequentemente, maior qualidade de vida. O exame é indicado a todos que possuem vida sexual ativa e não é preciso estar em jejum para realizar a coleta. O resultado do teste sai na mesma hora, em até 30 minutos.

Vale lembrar que nove estações do Metrô distribuem preservativos masculinos gratuitamente durante o ano todo, com o apoio do Programa Municipal de DST/Aids. Para incentivar a proteção e torná-la mais acessível ao público, dez displays permanecem em estações das Linhas 1-Azul (Tucuruvi e Jabaquara), 2-Verde (Paraíso, Consolação e Tamanduateí) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República). Cada local possui um dispensador com capacidade para 14 mil preservativos, com exceção de Corinthians-Itaquera, com dois displays.

 

SERVIÇO

Teste rápido de HIV e sífilis (coleta de fluido oral)

Data: 12 de março (quinta-feira)

Horário: das 10h às 16h (o cadastro e a coleta se encerram às 15h30)

Local: Estação Tatuapé, Linha 3-Vermelha

 

Distribuição de preservativos masculinos no Metrô

Linha 1-Azul: Estações Tucuruvi e Jabaquara

Linha 2-Verde: Estações Paraíso, Consolação e Tamanduateí

Linha 3-Vermelha: Estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República