NOTÍCIAS

09/01/2018 - Estação Santa Cruz do Metrô recebe a “Arte Degenerada”

Entre os dias 10 e 31 de janeiro, a Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô recebe a exposição "Arte Degenerada", de Lasar Segall. A mostra é composta por 25 reproduções de obras do artista Segall, que fizeram parte de coleções de museus públicos alemães e foram confiscadas e rotuladas como “arte degenerada” pelos nazistas a partir de 1933. 

Nesta classificação, estavam incluídas obras produzidas por artistas considerados pelo regime como doentios ou perigosos, em função de seus ideais estéticos, suas convicções políticas ou de suas crenças religiosas.

 Como reflexo a essa politica de censura, ocorreram no inicio da década de 1940, casos de violência e perseguição aos artistas modernistas no Brasil, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Houve inúmeras manifestações contra a censura nas artes e luta a favor da liberdade de expressão, por meio de passeatas, comícios e exposições. 

A programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô está disponível em www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.



COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO-METRÔ