NOTÍCIAS

07/02/2018 - Mostra “Visões de Paraty” chega para passar fevereiro na Estação República

Pela primeira vez na Linha da Cultura, a exposição fotográfica “Visões de Paraty” chega na Estação República, na Linha 3-Vermelha. A mostra traz 19 imagens da cidade colonial fluminense e fica em cartaz do dia 10 ao dia 28 de fevereiro.

A exposição revela as particularidades e a arquitetura colonial da cidade do litoral sul fluminense, bem como sua história que, em 2017, completou 350 anos de emancipação. A cidade era conhecida como um dos maiores portos de exportação de ouro do Brasil. Após a época do ouro, Paraty ficou com sua população praticamente estagnada, o que facilitou a preservação de seu patrimônio.

Para focar nos detalhes as fotografias expostas, em sua maioria, foram captadas no estilo preto e branco, que para o fotografo Eduardo Murgel ajuda o expectador a “não se distrair com as sombras”. Além do patrimônio histórico, a natureza da região é retratada como o mar, a maré, a pesca. A mostra é um convite para os que ainda não conhecem a cidade.

Murgel é engenheiro ambiental e vem a alguns anos se dedicando à fotografia artística. Murgel participou de diversas exposições coletivas, recebendo alguns prêmios com destaque para a Grande Medalha de Ouro no Salão de Arceburgo , em Minas Gerais ,em 2017.

Para acompanhar a programação completa da Linha da Cultura do Metrô, acesse:

http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.