SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE É UM ATIVO DE VALOR

Compromisso Sustentabilidade

A sustentabilidade é um ativo de valor para perpetuar a existência e o papel do Metrô e dos transportes sobre trilhos para o desenvolvimento sustentável.

Em uma metrópole como São Paulo, significa transportar milhões de passageiros diariamente e identificar quais são as questões que impactam e interessam aos nossos passageiros, homens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, estudantes, crianças, ciclistas que vão de um ponto a outro da cidade.

Também significa planejar e expandir a rede contemplando diretrizes de mobilidade sustentável para que haja a integração de modos motorizados públicos (trens, metrô, ônibus) e não motorizados (bicicletas) com tecnologia e soluções sustentáveis, transformando e qualificando o espaço urbano, ambiental e cultural.

O tempo de deslocamento dos passageiros será sempre o principal benefício do sistema metroviário. Circulando rapidamente em vias segregadas, os trens superam as barreiras dos congestionamentos nas ruas, ao contrário dos automóveis e ônibus. A alta capacidade de transporte de passageiros e a integração com outros modos ampliam este benefício com atributos tecnológicos importantes.

A contribuição do Metrô para a qualidade ambiental e à saúde da população é expressiva e positiva. Por ser movido à energia elétrica e ser capaz de substituir meios de transporte que utilizam combustível fóssil, como o ônibus e automóvel que geram congestionamentos e maior emissão de gases poluentes, há uma redução do consumo de combustíveis de fontes não renováveis como diesel e gasolina e consequentemente para a redução da poluição do ar, com a transferência de passageiros do automóvel e ônibus para os trens do Metrô.

Para isso, investimentos na expansão da rede visam assegurar estes benefícios expressivos para a mobilidade urbana, o bem-estar da população e o desenvolvimento das cidades.

É com esse propósito que a empresa busca gerar valor no presente e no futuro. O caminho que está sendo trilhado traz o retorno desejado e uma contribuição substancial do Metrô para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, expressos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU e, na agenda do Governo de São Paulo.

Para conhecer quais os caminhos que estamos trilhando e quais os resultados de nossas ações, saiba mais em: