QUEM SOMOS

A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Jabaquara - Tucuruvi

Hoje, o Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 65,9 quilômetros de rede, 59 estações, 150 trens e transportou, no ano de 2013, 1.107 milhões de passageiros.

Em 2010, foi inaugurado o primeiro trecho da Linha 4-Amarela, a primeira a ser operada em regime de concessão pelo Consórcio Via Quatro. Em 2011, outras quatro estações foram entregues e a Linha 4-Amarela passou a funcionar entre Luz e Butantã. Atualmente, a linha possui 6 estações, 8,9 quilômetros de extensão, 14 trens e transportou, no ano de 2013, 190 milhões de passageiros.

Em 2014 foi entregue a estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás, ampliando a malha metroviária em 0,6 quilômetros. Com isso, a Malha Metroviária – incluindo a Linha 4-Amarela - chega a 74,8 quilômetros de extensão e 65 estações.

Também em 2014 começou a funcionar o Monotrilho da Linha 15-Prata. Por enquanto, as duas estações – Vila Prudente e Oratório – operam em caráter experimental aos sábados e domingos, entre 10h e 15h. O Monotrilho é um sistema de transporte inédito no Brasil e em breve passará a integrar a rede metroviária de São Paulo.

As Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze) funcionam todos os dias a partir das 4h40min (consulte os horários de fechamento de cada estação). As estações da Linha 4-Amarela funcionam de domingo a sexta das 4h40 à meia-noite e aos sábados das 4h40 à 1h de domingo.

O metrô transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros diariamente.

O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Pinheiros, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,6 milhões de passageiros.

Em 2013 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 23 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.

SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM faz parte da área de infraestrutura do Governo do Estado de São Paulo.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
  • METRÔ

Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô.

Responsável pela implantação e operação do sistema metroviário.

• CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM.

Responsável pela implantação e operação do serviço de Trens Metropolitanos.

• EMTU

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP.

Gerenciamento Sistema média/baixa capacidades nas RM's.

• Planejamento
    • Fiscalização
    • Controle
  • Estrada de ferro Campos do Jordão

Estrada de ferro Campos do Jordão.

Tem vocação Turística, a exemplo dos Expressos Turísticos da CPTM.

Sua missão é a execução da política estadual de transportes urbanos de passageiros para as regiões metropolitanas, abrangendo os sistemas metroviário, ferroviário, de ônibus e trólebus e demais divisões modais de interesse metropolitano.

Também é responsável pela organização, coordenação, operação e fiscalização do sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros e de sua infraestrutura viária.

A STM conta, na administração centralizada, com três coordenadorias técnicas, além do "staff" direto do Secretário.

A STM TEM TRÊS COORDENADORIAS TÉCNICAS:

• 1

Coordenadoria de Planejamento e Gestão - CPG, responsável pelo Plano Integrado de Transportes Urbanos - Pitu para as regiões metropolitanas.

• 2

A Coordenadoria de Relações Institucionais - CRI, responsável pela articulação com os municípios das regiões metropolitanas do Estado e planejamento e integração de comunicação e marketing com as empresas vinculadas.

• 3

Coordenadoria de Transporte Coletivo - CTC, responsável pelo estabelecimento de políticas para o transporte metropolitano de passageiros.