CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

O Código de Ética e de Conduta de uma instituição seja ela governamental, empresarial, ou ONG - Organização Não Governamental, traz benefício para os seus vários públicos com os quais se relaciona, fortalecendo a imagem da instituição.

A adoção de um Código de Ética e de Conduta é uma ótima oportunidade de aumentar a integração entre os empregados da empresa e estimular o comprometimento deles.

O Código de Ética e de Conduta permite a uniformização de critérios na empresa, dando respaldo para aqueles que devem tomar decisões. Serve de parâmetro para a solução dos conflitos. Protege, de um lado, o empregado que se apoia na cultura da empresa refletida nas disposições do código. De outro lado, serve de respaldo para a empresa, por ocasião da solução de problemas de desvio de conduta de algum colaborador, acionista, fornecedor, ou outros.

O Código de Ética e de Conduta traz para a empresa a harmonia, ordem transparência, tranquilidade, em razão dos referenciais que cria, deixando um lastro decorrente do cumprimento de sua missão e de seus compromissos.

1. ÉTICA

Princípios e valores que norteiam a convivência do homem em sociedade, quanto ao seu comportamento e postura.

1.1 Código de Ética e de Conduta

Conjunto de valores e princípios que objetiva orientar a ação e atuação da instituição, seus dirigentes, empregados, colaboradores e clientes, para o cumprimento da Missão da Companhia do Metrô.

1.2 Comissão de Ética e de Conduta

É integrada por um empregado representante de cada Diretoria, nomeada por Ato do Diretor-Presidente e tem a missão de zelar, orientar, esclarecer, recomendar e educar sobre as práticas definidas neste Código.

Todos os empregados e colaboradores podem ser convocados pela Comissão para prestação de esclarecimentos. O não comparecimento às convocações implicará na recomendação de medidas administrativas e disciplinares.

2. VALORES

Os valores que norteiam as ações da Companhia do Metrô são:

  • Respeito
  • Responsabilidade
  • Transparência
  • Cooperação
  • Comprometimento
  • Competência
  • Eficiência
  • Inovação

3. CONDUTA

3.1 A Companhia do Metrô, em relação aos diversos públicos com os quais se relaciona, estimula em suas práticas:

Clientes

  • O atendimento com educação, respeito e presteza;
  • A prestação do serviço com eficiência e segurança.

Sociedade

  • O desenvolvimento sustentável;
  • O bom relacionamento;
  • A valorização da cidadania;
  • O acesso à informação.

Empregados

  • A atuação com responsabilidade social, econômica e ambiental;
  • O zelo pela imagem, pelo patrimônio e pelos interesses da organização;
  • O respeito à autoria intelectual;
  • O respeito à diversidade;
  • O respeito ao sigilo e à confidencialidade de informações estratégicas;
  • A utilização dos recursos com responsabilidade.

Acionistas, Órgãos Reguladores e de Controle

  • A lisura na prestação de contas;
  • A agilidade no atendimento aos pedidos de informação.

Fornecedores e Prestadores de Serviço

  • O relacionamento com imparcialidade, impessoalidade e igualdade;
  • A seleção e contratação com base em critérios legais e técnicos.

Demais Modos de Transporte

  • A atuação em conjunto para oferecer resultados eficazes à sociedade.

Sindicatos e Associações

  • O diálogo aberto, construtivo e respeitoso, buscando a conciliação de interesses.

Imprensa

  • A informação com transparência, presteza e imparcialidade.

3.2 Com base nessas condutas, a Companhia do Metrô repudia:

  • A discriminação, o assédio e o constrangimento;
  • A prática ou ação que possa ser considerada inapropriada ou ilegal;
  • A corrupção;
  • O favorecimento;
  • A coerção.