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Metrô faz parceria com a Prefeitura de São Paulo para ações voltadas ao público idoso

O Metrô de São Paulo firmou nesta quinta-feira (23) parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao público idoso. A parceria vai resultar na realização de ações de cidadania, prevenção de acidentes e combate à violência às pessoas com mais de 60 anos.

A colaboração do Metrô, que é detentor do Selo Amigo do Idoso, será feita com a cessão de informações e troca de experiências para a elaboração de encontros, fóruns de discussão e treinamentos para aperfeiçoar o atendimento aos idosos. Também serão feitas visitas sensoriais às dependências do Metrô, para a familiarização e melhor uso do sistema. Faz parte da parceria a cooperação para a divulgação das ações, através de campanhas educativas que estimulem a gentileza e auxílio ao público conhecido como “60+” e poderão ser veiculadas nas mídias como monitores de trens e estações, além das redes sociais.

O Metrô também cederá espaços nas estações para eventos como a “Jornada 60+”, que envolverá a participação dos conselheiros dos idosos da cidade de São Paulo e técnicos da Companhia para discutir melhorias que podem ser implantadas, trazendo mais segurança e conforto a esse público. Essas ações pretendem reduzir a quantidade de acidentes no sistema, que hoje atinge um patamar baixo – 18 ocorrências a cada 1 milhão de passageiros transportados.

O Metrô sempre foi atento ao público idoso e se tornou referência no assunto por desenvolver inúmeras ações inclusivas que já resultaram no ganho de um prêmio da UITP (União Internacional dos Transportes) em Milão. Todas as 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha são acessíveis, com infraestrutura que facilitam o deslocamento dos idosos, deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção. Faz parte da estrutura dessas estações, mais de 500 escadas rolantes e 150 elevadores, além de sinalização especial.

A frota de 169 trens tem 30% dos assentos preferenciais, número acima do recomendado nas normas técnicas, e além de visitas de grupo de idosos, o Metrô também realiza anualmente a semana de prevenção de queda de idosos.

Diariamente, cerca de 120 mil idosos utilizam as linhas operadas pela Companhia (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3 –Vermelha e 15-Prata), contando com o auxílio de 3 mil funcionários da operação capacitados para atendê-los.