FAQ

  • 1

    Muitas vezes, quero ir a lugares próximos às estações do Metrô e não sei como chegar no destino. A quem devo recorrer?

    Para auxiliar os usuários na escolha do melhor percurso pela Rede Metropolitana de Transportes, o Metrô de São Paulo disponibiliza o Sistema de Trajetos, que informa todo o percurso desde a estação de embarque até a estação de desembarque, indicando o caminho para que se economize tempo e dinheiro. A consulta, que inclui estações do Metrô, CPTM e Terminais da EMTU, pode ser realizada de duas maneiras: ou por uma lista de estações ou através de um mapa em que o usuário indica a origem e o destino. O serviço também indica o horário de funcionamento das estações e o tempo estimado para a realização do percurso. O resultado das buscas feitas pelos usuários através do Sistema de Trajetos do Metrô exibe, ainda, o Mapa dos Arredores, que mostra os pontos de interesse próximos às estações. Acesse www.metro.sp.gov.br e consulte o Sistema de Trajetos do Metrô.

    Esclarecemos que informações sobre itinerários também são fornecidas pela nossa Área de Atendimento ao Usuário, que atende pelo telefone 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30; ou ainda no Fale Conosco do site. Os funcionários das estações também podem ajudar nessas situações.

  • 2

    Por que não consigo ver o saldo do Bilhete Único quando uso o Metrô?

    Foi especificado que os validadores do Bilhete Único instalados nos bloqueios do Metrô não mostrariam o saldo do cartão, tal qual ocorre nos ônibus, devido à necessidade de mais rapidez na passagem dos usuários pelos bloqueios; a visualização de saldo contribuiria para menos fluidez e formação de filas na passagem.

    Para atender à necessidade dos usuários de acompanhamento de seu saldo, foram instalados equipamentos de Autoatendimento nas estações que servem para recarga de Vale-Transporte e também para visualização de saldo de qualquer cartão Bilhete Único.

    Além disso, nos de Postos de Venda do Bilhete Único, existentes nas estações, pode-se pedir para o atendente passar o cartão em seu equipamento e informar o saldo, tal qual é feito nas casas lotéricas.

  • 3

    Por que em dias de chuva os trens do Metrô circulam mais lentos?

    É uma questão de segurança. Explicando melhor: os trens circulam com velocidade reduzida para evitar o deslize em caso de frenagem, porque, com os trilhos molhados, existe menor aderência entre as rodas da composição e os trilhos, exigindo maior espaço para o trem frear. É importante lembrar que esse problema não é exclusivo do nosso Metrô, mas comum a qualquer Metrô do mundo em situações semelhantes. A redução da velocidade nos trens é mais intensa na Linha 3-Vermelha, pois o trecho a céu aberto é bem maior do que nas outras linhas do sistema.

  • 4

    Sou professora e quero levar meus alunos para conhecer o Metrô. Como devo proceder?

    Os interessados devem acessar o nosso site, conhecer o "Programa Turma do Metrô" e preencher o formulário eletrônico.

  • 5

    Sei que o Metrô atende às escolas, só que não sou estudante e tenho curiosidade em conhecer o Centro de Controle Operacional. Existe essa possibilidade?

    Sim. Há um programa chamado "Conheça seu Metrô", no qual o usuário poderá visitar uma estação, conhecer a cabine de um trem e ver como funciona o Centro de Controle Operacional. O interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível no nosso site. Assim que um grupo é montado, todos são avisados sobre data/horário/local. O evento acontece aos sábados.

  • 6

    Quero entrar em contato com o jornal Metrô News.

    Esclarecemos que o jornal Metrô News não é de propriedade do Metrô de São Paulo, sendo sua edição e distribuição realizadas pela Empresa Jornalística Folha Metropolitana Ltda., que pode ser contatada através do e-mail:
    metronews@metronews.com.br

  • 7

    Posso passear com meu cachorro/gato no Metrô?

    O transporte de animais no Metrô é expressamente proibido, de acordo com o Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, aprovado pelo Decreto Municipal nº 15012, de 07/04/1978, Título I, Capítulo II, Art. 13, item XX, que não contempla situações de excepcionalidade nesse sentido. A única exceção feita diz respeito ao acesso de pessoas portadoras de deficiência visual, conduzidas por cães-guias, devidamente autorizadas pela Lei nº 10.784/2001.

  • 8

    Para que servem aquelas "grades" colocadas em algumas plataformas das estações do Metrô?

    São os direcionadores de fluxo, que foram instalados para facilitar o embarque de passageiros, principalmente nos horários de pico. A proposta de trazer o direcionador partiu de diversos pedidos, em especial das mulheres e pessoas idosas que cobravam uma solução para coibir os "espertinhos" que teimavam em furar fila na hora do embarque. Pôde-se perceber uma melhora, constatada por pesquisa realizada pela Gerência de Operações do Metrô. As medições feitas na plataforma indicam um ganho de cinco segundos no embarque, o que pode parecer pouco, mas é muito significativo, principalmente por ser durante os horários de pico.

  • 9

    Quero entender porque em algumas ocasiões, principalmente nos horários de pico, as estações da Linha 3-Vermelha funcionam com menos bloqueios para embarque e mais para desembarque.

    O Metrô de São Paulo esclarece que eventuais filas nos bloqueios de entrada da Linha 3-Vermelha são uma estratégia para controlar o fluxo de passageiros nas plataformas, proporcionando maior segurança aos usuários. Com esse controle, pode-se, inclusive, dar maior velocidade aos trens. A liberação desordenada de passageiros causa comprovadamente acúmulo nas plataformas e atraso nos trens, já que é preciso um tempo de parada maior, com aumento do risco de acidentes.

  • 10

    Preciso fazer um trabalho escolar e quero saber onde obtenho informações e publicações a respeito do Metrô.

    Além do próprio site, o Metrô de São Paulo disponibiliza uma biblioteca que pode ser contatada através do endereço eletrônico - bibli@metrosp.com.br ou pelos telefones: 3371-7232 e 3371-7259. Sua pesquisa poderá ser realizada pessoalmente na Rua Augusta, 1626 - térreo, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

  • 11

    Qual a estação mais próxima do Aeroporto de Congonhas? Como faço para chegar?

    A Estação São Judas da Linha 1-Azul, é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas (cerca de 3km). Na Estação São Judas há linhas de ônibus que passam pelo Aeroporto, sugerimos: 675I - Terminal João Dias ou 675J-Jd.Itajaí.

  • 12

    Como faço para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos?

    Para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, há linhas seletivas e suburbanas de ônibus que fazem integração com as seguintes estações de Metrô: República, Tatuapé, Palmeiras-Barra Funda e Terminal Rodoviário do Tietê. Além disso, estão incluídos no circuito o Shopping Eldorado, alguns hotéis localizados na região da Avenida Paulista e Rua Augusta. Para obter informações sobre esse serviço, pedimos consultar a empresa EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, pelo site: www.emtu.sp.gov.br ou telefone: 0800 724 05 55, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h (inclusive feriados).

  • 13

    Como faço para fornecer produtos e serviços ao Metrô?

    No link Licitações, há o procedimento para o cadastro de fornecedores, avisos e editais. Informações complementares podem ser obtidas no Departamento de Licitações pelo telefone: 0XX11-3291.5435

  • 14

    Como faço para montar uma loja nas estações do Metrô?

    No link Negócios e Oportunidades, há informações sobre o comércio nas estações. Informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail: comercial@metrosp.com.br, ou pelos telefones: 3371-7293 e 3371-7083.

  • 15

    Preciso ir ao Consulado Americano na Rua Henri Dunant, há alguma estação de Metrô perto?

    O Consulado Americano fica a cerca de 1 km da Estação Morumbi da CPTM.

    Para chegar à Estação Morumbi, será necessário embarcar na Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante da CPTM sentido Itapevi; desembarcar em Presidente Altino, fazer a transferência gratuita para Linha 9-Esmeralda da CPTM; embarcar sentido Grajaú e desembarcar na Estação Morumbi.

    Caso não queira utilizar a ferrovia, em Ana Rosa, pegar o ônibus 675N - Santo Amaro que passa pela Rua Henri Dunant altura do nº1.100.