DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

O Natal está chegando e muita gente deixa para fazer as compras na semana derradeira. O Metrô é uma boa opção para facilitar a vida de quem costuma deixar tudo para a última hora. Entre uma compra e outra, ainda há tempo para se divertir com as atrações culturais que a cidade oferece. Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal e um ótimo 2020! Retornaremos na segunda semana de janeiro. Boas Festas!

ESTAÇÃO VERGUEIRO

Estação Vergueiro

Parte da programação da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a exposição Arquiteturas do Cotidiano reúne projetos e experimentos em arquitetura, urbanismo e paisagismo que tentam 're-imaginar' como o cotidiano molda o mundo. São 74 trabalhos selecionados a partir de uma chamada aberta promovida pelo evento. Quarta a domingo, das 10h às 18h; terça, das 10h às 20h. Grátis. Até 8 de dezembro. No Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000, próximo à Estação Vergueiro. O telefone é 3397-4002.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

Estação São  Bento

Na retrospectiva Linhas da Vida, obras da artista japonesa Chiharu Shiota, que trabalha com instalações, performances, fotografias e pinturas. A inédita “Além da Memória” é inspirada na diversidade do povo brasileiro. Quarta a segunda, das 9h às 21h. Grátis. Até 27 de janeiro de 2020. No Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.

ESTAÇÃO SÉ

Estação Sé

O passado e o presente da região central da capital se entrelaçam nos 55 trabalhos que o artista Paulo von Poser exibe na mostra À Deriva São Paulo von Poser, entre desenhos, gravura, pintura e fotografias. Terça a domingo, das 9h às 17h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2020. No Solar da Marquesa, que fica na Rua Roberto Simonsen, 136, próximo à Estação Sé. O telefone é 3241-1081.

ESTAÇÃO PALMEIRAS - BARRA FUNDA

Estação Palmeiras-Barra Funda

Com curadoria de Binho Ribeiro, a mostra O Brasil Através da Arte Urbana reúne painéis de artistas de vários Estados. Entre eles, os paulistas Feik, Sapiens e Niu, o pernambucano Johny C e o baiano Bigode. Memorial da América Latina. Espaço Gabo. Terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis. Até 20 de janeiro de 2020. No Memorial da América Latina (portões 8, 9 e 13), que fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, próximo à Estação Palmeiras-Barra Funda. O telefone é 3823-4600.

ESTAÇÃO REPÚBLICA

Estação República

Em sua 2ª edição, a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil ocupa, pela primeira vez, o Sesc 24 de Maio. A partir do tema ‘comunidades imaginadas’, o evento reúne obras de 55 artistas de 28 países. São vídeos, pinturas, fotografias e instalações ligadas a comunidades como as indígenas, as religiosas e as de refugiados. Assim, ganham destaques nomes como Alberto Guarani, oriundo da etnia Guarani Nhandewa; George Senga, congolês que aborda disputas pelo território urbano; e Nilbar Gures, artista turca que trata da violência contra a comunidade trans. Uma programação paralela à mostra propõe ainda atividades como performances, debates e exibições de filmes. Terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h. Grátis. Até 2 de fevereiro de 2020. O Sesc 24 de Maio fica na rua 24 de Maio,109, próximo à Estação República. O telefone é 3350-6300.