DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

Mais um fim de semana prolongado se aproxima e o Metrô continua dando suas dicas para as pessoas que gostam de ficar em São Paulo nesses dias. Aproveite que a cidade fica mais vazia e os deslocamentos tornam-se mais fáceis. Divirta-se!

ESTAÇÃO BUTANTÃ

Estação Butantã

Sem encontrar um ateliê apropriado na capital, Ana Elisa Egreja acabou optando por ocupar a casa da avó, no Jardim Paulistano. A residência abandonada seria uma solução provisória por, no máximo, um ano. Em 2017, porém, ela completa nove anos ali. “Percebi que minha produção foi sendo influenciada pela casa vazia”, conta. “Infiltrações, espelhos quebrados e cômodos desabitados estavam cada vez mais presentes na minha obra”, explica. Exímia pintora paulistana, a artista cria telas detalhadas de ambientes caseiros e elementos kitsch há mais de uma década. Até sua individual no Instituto Tomie Ohtake, no ano passado, os cenários de realismo fantástico eram criados digitalmente. A partir de então, ela passou a substituir a tecnologia pela realidade. Sua nova individual na Galeria Leme, Jacarezinho 92, mostra de que maneira o realismo — antes limitado a pequenas cenas — começou a ocupar grandes dimensões. Ratos, periquitos e galinhas (alugados) e polvos (comprados no mercado de Pinheiros) foram levados para a casa da avó para compor cenários com pérolas, azulejos, frutas, papéis de parede ornamentados e luzinhas de Natal. Ana Elisa chegou até a alagar uma das salas e trazer um grupo de grafiteiros para dar vida aos seus teatros imaginários. As situações foram registradas em fotografias que, por sua vez, viraram base para suas pinturas gigantes. Sete telas da mostra, como Corredor com Ratos, exibem seu domínio total de técnicas de textura, jogos de luz e sombra e representação. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h. Grátis. Até 6 de maio. A Galeria Leme fica na Avenida Valdemar Ferreira, 130, próxima à Estação Butantã. O telefone é 3093-8184.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

Estação São Bento

A megamostra Cícero Dias — Um Percurso Poético reúne 125 obras do pintor pernambucano. À frente da curadoria, Denise Mattar contou com a colaboração de Sylvia Dias, filha do artista. Quarta a domingo, das 9h30 às 19h30. Grátis. Reservas pelo site www.ingressorapido.com.br. No Centro Cultural Banco do Brasil , que fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.

ESTAÇÃO TRIANON-MASP

Estação Trianon-Masp

Criada há vinte anos pelos atores Domingos Montagner (1962-2016) e Fernando Sampaio, a Cia. La Mínima apresenta Pagliacci, comédia de Luis Alberto de Abreu dirigida por Chico Pelúcio, que é o primeiro trabalho do grupo depois da morte de Montagner, em setembro passado. Os bastidores de uma trupe circense movimentam a trama. Com Alexandre Roit, Carla Candiotto, Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Keila Bueno (80 min). 14 anos. Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 18h. Grátis. Reservas: www.sesisp.org.br/menu-sesi. Os ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias de apresentação. Até 2 de julho. O Teatro do Sesi (456 lugares) fica na Avenida Paulista, 1313, próximo à Estação Trianon-Masp. O telefone é 3146-7406.

ESTAÇÃO BRIGADEIRO

Estação Brigadeiro

A atriz Laura Cardoso é homenageada pelo projeto Ocupação do Itaú Cultural. Recursos multimídia, fotografias e documentos relembram sua carreira e seus trabalhos em rádio, teatro e TV. Sexta (28), das 9h às 20h; sábado (29) e domingo (30, último dia), das 11h às 20h. Grátis. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, próximo à Estação Brigadeiro. O telefone é 2168-1776.

ESTAÇÃO JARDIM SÃO PAULO-AYRTON SENNA

Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna

A Volta ao Mundo em 80 Dias é atração no Sesc Santana. Trata-se de mais uma adaptação da obra do francês Julio Verne montada pela Cia. Solas de Vento. Na Inglaterra, Mr. Fog (Ricardo Rodrigues) pretende atravessar o mundo em um prazo apertadíssimo. Para isso, encarrega seu ajudante francês, Passepartout (o ótimo Bruno Rudolf), de providenciar os meios de transporte. Com sucatas e outros itens, ele cria no chão um trem para dar início à aventura. A grande sacada do espetáculo, dirigido por Carla Candiotto, da premiada Cia. Le Plat du Jour, é colocar uma câmera no teto para captar os movimentos dos atores deitados e projetá-los num telão no fundo do palco. As quinquilharias ainda dão forma a embarcações, montanhas e até um elefante, enquanto os aventureiros percorrem Itália, Egito, Índia, China, Japão e Estados Unidos desviando-se das armadilhas do vilão, Mr. Fix, também interpretado por Ricardo Rodrigues (70 min). Recomendado para crianças a partir de 5 anos. Domingo (30, último dia), às 14h. R$ 17,00. Grátis para crianças até 12 anos. O Teatro do Sesc Santana (330 lugares) fica na Avenida Luiz Dumont Villares, 579, próximo à Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna. O telefone é 2971-8700.