DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

No penúltimo fim de semana de julho, as pessoas podem aproveitar o que de melhor a cidade oferece. Algumas sugestões estendem-se pela semana. São muitas atrações em locais de fácil acesso, principalmente para quem for de Metrô. Então vamos a elas:

ESTAÇÃO SÉ

Estação Sé

A mostra Fronteiras, Limites e Interseções coloca, lado a lado, obras de designers e artistas visuais brasileiros. Entre os 57 nomes, estão Nazareth Pacheco. Irmãos Campana e Tunga. Terça a domingo, das 9h às 19h. Grátis. Até 30 de julho. Na Caixa Cultural, que fica na Praça da Sé, 111, próxima à Estação Sé. O telefone é 3321-4400.

ESTAÇÃO LUZ

Estação Luz

Noventa e três importantes obras do acervo de pintura, escultura, desenho e gravura do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade do Porto, em Portugal, estão na Pinacoteca de São Paulo. Elas integram a exposição Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo, que pretende explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil – tema que mobilizou artistas, instituições e interessados pelas belas artes ao longo do século XIX. Esta exposição conta com o apoio do Consulado Geral de Portugal e faz parte de um programa de exposições que busca construir relações entre a coleção da Pinacoteca e a de outras instituições afins, possibilitando novas leituras do próprio acervo. Quarta a segunda, das 10h às 18h. R$ 6,00. Grátis aos sábados. Até 2 de outubro. A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, 2, próxima à Estação Luz. O telefone é 3324-1000.

ESTAÇÃO FARIA LIMA

Estação Faria Lima

O Instituto Tomie Ohtake apresenta Osso – Exposição-apelo ao Amplo Direito de Defesa de Rafael Braga. Ele foi preso durante uma manifestação em 2013 e essa mostra une os territórios de arte e justiça. Com curadoria de Paulo Miyada, são exibidas obras de 29 artistas brasileiros, algumas feitas especialmente para a exposição. Entre os nomes estão Carmela Gross, Cildo Meirelles, Miguel Rio Branco e Ana Maria Maiolino. Terça a domingo, das 11h às 20h. Grátis. Até 30 de julho. O Instituto Tomie Ohtake fica na Rua Coropés, 88, próximo à Estação Faria Lima. O telefone é 2245-1900.

ESTAÇÃO SANTA CECÍLIA

Estação Santa Cecília

O Pequeno Teatro de Torneado dá início à trilogia “Colapsos Institucionais” com a peça Do Ensaio para o Baile, que aborda o sistema educacional brasileiro (80 min), 14 anos. Quinta a sábado, às 21h; domingo, às 20h. Grátis. Retirada de ingressos uma hora antes. Até 30 de julho. No Complexo Cultural Funarte – Sala Carlos Miranda (80 lugares), que fica na Alameda Nothmann, 1058, próxima à Estação Santa Cecília. O telefone é 3662-5177.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

Estação São Bento

Além de festas, filmes e peças, a programação do CCBB Música.Performance deste ano traz a mostra Vão, de Berna Reale. São vídeos e fotografias de três performances inéditas da artista, nas quais ela volta a abordar temas como violência e gênero. Quarta a segunda, das 9h às 21h. Grátis. Até 28 de agosto. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.