DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

Aproveite o feriado prolongado (Proclamação da República) e faça um roteiro cultural pela cidade de São Paulo. Nossas dicas procuram satisfazer todos os gostos e facilitam a locomoção pela metrópole, uma vez que os locais que sugerimos possuem estações de metrô nas proximidades.

ESTAÇÃO SÉ

Estação Sé

A exposição multimídia Àse – Poéticas de Empoderamento aborda – por meio da religião, música, dança, poesia e indumentárias – questões relacionadas à luta por afirmação, conhecimento, autoestima, aceitação e valorização das origens afro-brasileiras. Terça a domingo, das 9h às 19h. Grátis. Até 19 de janeiro de 2020. Na Caixa Cultural, que fica na Praça da Sé, 111, próxima à Estação Sé. O telefone é 3321-4400.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

Estação São Bento

Na retrospectiva Linhas da Vida, obras da artista japonesa Chiharu Shiota, que trabalha com instalações, performances, fotografias e pinturas. A inédita “Além da Memória” é inspirada na diversidade do povo brasileiro. Quarta a segunda, das 9h às 21h. Grátis. Até 27 de janeiro de 2020. No Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.

ESTAÇÃO LUZ

Estação Luz

Nome da arte contemporânea, o franco-venezuelano Cruz-Diez, morto este ano, ganha exposição retrospectiva – A Liberdade da Cor -, que conta sua carreira por meio de oito obras e mais 20 fotografias. A instalação interativa, inédita no Brasil, “Labirinto Transcromia” tem estruturas com tiras coloridas translúcidas presas ao teto, organizadas em distâncias variadas. Terça a sábado, das 10h às 19h; domingo e feriados, das 10h às 17h. Grátis. Até 2 de fevereiro de 2020. No Espaço Cultural Porto Seguro, que fica na Rua Barão de Piracicaba, 610, próximo à Estação Luz. Atenção: o Espaço Cultural oferece vans gratuitas na Estação Luz, no trajeto ida e volta. Mais informações pelo telefone 3226-7361.

ESTAÇÃO JARDIM SÃO PAULO - AYRTON SENNA

Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna

Os palhaços Seu Lavando, 10 pras 7 e Custipil, acompanhados por um orquestra de uma homem só – o maestro Nicochina –, apresentam a farra heroica Super Tosco, que tem cachorro adestrado, bambolerista abestado, professores de dança afrodisíaca e acrobatas, entre outras esquisitices (60 min). Livre. Sábado (16/11), às 14h. Grátis. No Sesc Santana, que fica na Avenida Luiz Dumont Villares, 579, próximo à Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna. O telefone é 2971-8700.

ESTAÇÃO ANHANGABAÚ

Estação Anhangabaú

Com direção de Gonzaga Pedrosa, a peça Reflexo Guimarães é inspirada em contos de Guimarães Rosa, e, mesmo com personagens diferentes dos criados pelo autor, tem a proposta de debater os temas abordados em sua obra (80 min). 12 anos. Quinta, sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h. R$ 20,00. Até 15 de dezembro. No Instituto Cultural Capobianco (43 lugares), que fica na Rua Álvaro de Carvalho, 97, próximo à Estação Anhangabaú. O telefone é 3237-1187.