DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

No último fim de semana de setembro, aproveite nossas dicas e Vá de Metrô conhecer locais como a Oficina Cultural Oswald de Andrade, a Pinacoteca do Estado, o Instituto Tomie Ohtake, o Centro Cultural São Paulo e a Japan House.

ESTAÇÃO TIRADENTES

Estação Tiradentes

Criada por uma coletiva de cinco profissionais de arquitetura e design, a instalação Barragem///SP retrata como São Paulo seria se ficasse para sempre alagada, refletindo sobre mudanças climáticas. Segunda a sexta, das 9h às 21h; sábado, das 10h às 18h. Grátis. Até 28 de outubro. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363, próxima à Estação Tiradentes. O telefone é 3221-4704.

ESTAÇÃO LUZ

Estação Luz

O artista Daniela Acosta criou para o Octógono da Pinacoteca uma plataforma redonda de madeira – com oito metros de diâmetro e dez centímetros de altura – que gira lentamente ao redor de seu eixo. O público poderá ficar de pé ou sentado sobre a estrutura que causa a impressão de estar parada. Quarta a segunda, das 10h às 18h. R$ 6,00. Grátis aos sábados. Até 5 de fevereiro de 2018. A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, 2, próxima à Estação Luz. O telefone é 3324-1000.

ESTAÇÃO FARIA LIMA

Estação Faria Lima

A mostra Olhar Polônia – Novo Design Gráfico apresenta os principais projetos do design gráfico polonês contemporâneo. São 70 cartazes, 50 publicações e 20 capas de disco, produzidas por mais de 20 designers e estúdios. Terça a domingo, das 11h às 20h. Grátis. Até 29 de outubro. No Instituto Tomie Ohtake, que fica na Rua Coropés, 88, próximo à Estação Faria Lima. O telefone é 2245-1900.

ESTAÇÃO VERGUEIRO

Estação Vergueiro

Transformando madeira e concreto em peças que se expandem e “contorcem”, o artista Rodrigo Sassi exibe instalação sobre o crescimento de grandes metrópoles. Terça a sexta, das 10h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Grátis. Até 26 de novembro. No Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000, próximo à Estação Vergueiro. O telefone é 3397-4002.

ESTAÇÃO BRIGADEIRO

Estação Brigadeiro

A verdadeira gastronomia do Japão é o tema da exposição Satoyama, que mostra um trabalho concebido a quatro mãos entre dois importantes nomes da cena gastronômica mundial: o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e o chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa. A exposição exibe cerca de 80 fotografias, além de objetos e vídeos com curiosidades e relatos de personagens presentes na trajetória e nas criações do chef durante os três anos de processo em que ele e o fotógrafo Sergio Coimbra percorreram diferentes localidades no Japão para retratar a gastronomia local, definida por Narisawa como Satoyama Cuisine - ‘alimento para o corpo e a alma’. A Satoyama é construída com base na origem da cultura dos japoneses, que têm coexistido com a Natureza em terras, montanhas e mares. Terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h. Grátis. Até 12 de novembro. Na Japan House, que fica na Avenida Paulista, 52, próxima à Estação Brigadeiro. O telefone é 3090-8900.