DICAS DE FIM DE SEMANA

VEJA NOSSAS DICAS E VÁ DE METRÔ

Aproveite o feriado prolongado da Consciência Negra e faça um roteiro cultural pela cidade de São Paulo. Nossas dicas procuram satisfazer a todos e facilitam a locomoção pela metrópole, uma vez que os locais que sugerimos possuem estações de metrô nas proximidades.

ESTAÇÃO CONSOLAÇÃO

Estação Consolação

Morto este ano em São Paulo, o argentino Juan José Balzi ganha homenagem em mostra com 16 pinturas produzidas por ele entre 1967 e 1987. A exposição Os Anos de Barcelona registra o período da melhor fase de sua produção, e deixa bem claro um expressionismo baseado na solidão dos seres humanos nos grandes centros urbanos. Essa foi sempre a temática de sua pintura, a solidão, a incomunicação e até mesmo a perda de identidade. Segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h. Grátis. Até 16 de dezembro. No Instituto Cervantes, que fica na Avenida Paulista, 2439, próximo à Estação Consolação. O telefone é 3897-9607.

ESTAÇÃO BRIGADEIRO

Estação Brigadeiro

Os artistas Francisco Zorzete e Jorge Bassani apresentam a mostra Concrescer. São nove instalações inspiradas na obra dos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Pedro Xisto e José Lino Grünewald. Terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis. Até 31 de março de 2018. Na Casa das Rosas, que fica na Avenida Paulista, 37, próxima à Estação Brigadeiro. O telefone é 3285-6986.

ESTAÇÃO TIRADENTES

Estação Tiradentes

O Museu de Arte Sacra recebe a mostra 300 Anos de Devoção Popular, que conta, por meio de uma linha do tempo e de objetos como esculturas e ex-votos, a história desde a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Já no metrô Tiradentes, outra mostra, gratuita, exibe 16 imagens feitas por Thiago Leon, fotógrafo do Santuário Nacional de Aparecida. Terça a domingo e feriados, das 9h às 17h. R$ 6,00. Grátis aos sábados. Até 19 de novembro. No Museu de Arte Sacra, que fica na Avenida Tiradentes, 676, próximo à Estação Tiradentes. O telefone é 3326-5393.

ESTAÇÃO SÉ

Estação Sé

A peça Lovlovlov é inspirada em cartas de amor de Carmen Miranda. Dois atores falam o mesmo texto em um espaço bipartido, e o público escolhe de qual lado assistir. A direção é Isabel Teixeira (70 min). 18 anos. Quinta a domingo, às 19h15. Grátis. Retirar ingresso às 9h no dia do espetáculo. Até 19 de novembro. Na Caixa Cultural, que fica na Praça da Sé, 111, próxima à Estação Sé. O telefone é 3321-4400.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

Estação São Bento

O Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a peça Dostoiévski Trip. Um grupo de viciados em literatura aguarda a chegada de um traficante que fornece mercadorias que provocam alucinações associadas a grandes autores da literatura mundial. Com autoria de Vladímir Soróki, um dos nomes mais radicais da literatura russa atual, a peça lança personagens e espectadores numa viagem tensa e intensa pelo universo de Dostoiévski, transcendido para as formas do mundo contemporâneo. Direção de Cibele Forjaz (120 min). 16 anos. Segunda, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 15h. R$ 20,00. Até 18 de dezembro. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é 3113-3651.