Skip to main content

Exposições culturais no Metrô ressaltam diversidade étnica e de gênero

Veja a Agenda Cultural para a esta semana

A partir de terça-feira (27), o Espaço Cultural da estação Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde, recebe a exposição “Mundo por Terra – Cada canto do mundo”, com registros dos fotógrafos Michelle F. Weiss e Roy Rudnick. A mostra é um recorte do acervo de mais de 140 mil imagens feitas durante suas viagens por terra, com aspectos geográficos e antropológicos de países como Brasil, Etiópia, Camarões, Índia, entre outros.

Outra opção cultural para os passageiros do Metrô é a exposição “Caminhada na Parada”, disponível para visualização a partir de quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, na estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde. A mostra conta com 20 fotos, produzidas na caminhada fotográfica do Metrô, durante a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2023, pela Av. Paulista, propondo o questionamento “como celebrar a diversidade de ser em meio a tantos desafios e apagamentos históricos”.

Algumas exposições permanecem disponíveis aos passageiros durante o mês de junho. As exposições “Redescobrindo SP”, por Jean Rosa e Mavinho Acoron, na estação República, “São Paulo Companhia de Dança – 15 anos”, na estação Luz, “O passado me trouxe até aqui”, por Ida Feldman, na estação Sé, e “Pelé”, na estação Paraíso, seguem até 3 de julho. “Senna: busque sua verdade”, na estação República, e a vitrine cultural com o capacete do piloto Ayrton Senna vão até 16 de julho.

A exposição “Pôsteres”, de Tomaso Marcolla, estará disponível para visualização até 18 de julho, na estação Trianon-MASP. Na estação Clínicas, haverá a exposição “Metrô: 55 anos de fundação”, até 24 de julho; na estação República, a exposição “Skate invade a cidade”, por Laura Dias, fica disponível até 23 de julho e “Entre vagões”, por Clarice Muriel Braguin, até 27 de julho.

Na estação Corinthians-Itaquera, a exposição “Flores da Batalha”, feita por Sérgio Vaz, fica disponível até dia 22 de julho. O figurino da personagem Giulietta, da Ópera “Os Capuletos e os Montéquios”, de Vincenzo Bellini, segue na estação Marechal Deodoro até 11 de setembro.

Aos interessados, o Metrô mantém as exposições permanentes “Vila multicultural – Bom Retiro, São Paulo” e “Um lugar entre Seul e São Paulo”, na estação Tiradentes; “Ipiranga: o bairro do grito!” na estação Alto do Ipiranga; “São Paulo: o cúmulo do samba”, na estação Vila Prudente.; a vitrine de Ikebana, com arranjos florais típicos do Japão, na estação Japão-Liberdade; e “Metrô Sustentável”, na estação Tatuapé.

As exposições ficam disponíveis diariamente, durante o horário comercial, das 4h40 à meia-noite. 

São Paulo, 26 de junho de 2023