NOTÍCIAS

03/03/2020 - Metrô comemora Dia Internacional da Mulher com programação especial

De rodas de conversa a apresentações musicais, sete ações temáticas integram a agenda gratuita oferecida pelo projeto Linha da Cultura durante todo o mês de março

 

Equidade de gênero, direito ao voto e melhores condições de trabalho. Antes mesmo do Dia Internacional da Mulher ser oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, o século XX foi marcado por diversos atos da luta pelos direitos femininos, com reivindicações que permanecem atuais. Em apoio e homenagem às mulheres, a Linha da Cultura – projeto elaborado pelo Metrô de São Paulo desde 1986 – leva uma programação especial às estações neste mês.

Promover a autoestima é uma maneira de fomentar a luta feminina, e também é o objetivo da intervenção Desafio da Imagem, que acontece nesta quarta-feira (4), das 10h às 14h. As passageiras da Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha, receberão uma caixa e, antes de abri-la, terão que listar três qualidades que poderiam ser encontradas na imagem que está oculta. A surpresa ocorre no momento da abertura da caixa, quando as mulheres se deparam com a própria imagem em um espelho.

Considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX, Clarice Lispector destacou-se pelo estilo único visto em obras como Laços de Família – contemplada com o Prêmio Jabuti – e A Hora da Estrela. Em homenagem ao centenário de Clarice e em convite ao conhecimento dos mistérios da existência, a Estação Sé, das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, será palco da peça Linha da vida: Madame Clarice lê! durante todas as sextas-feiras do mês de março, sempre às 17h.

Três ações celebram a ocupação feminina na arte do Metrô de São Paulo. A primeira é um encontro com a ceramista Lygia Reinach, escultora da obra Figuras, instalada na Estação Ana Rosa, das Linhas 1-Azul e 2-Verde. O bate-papo com a artista acontece no próximo sábado (7), às 14h, no mesmo local em que se encontram as esculturas.

Por fim, uma Caminhada Fotográfica propõe o mergulho nas obras de arte de artistas como Lygia Reinach, Odiléa Toscano, Françoise Shein e Maria Bonomi, todas expostas nas estações da Linha 1-Azul. A visita acontece no sábado (7), das 14h às 17h e o ponto de encontro será na Estação Ana Rosa, em frente à obra Figuras. O roteiro segue pelas Estações Sé, São Bento, Luz e Jardim São Paulo-Ayrton Senna.

Já para quem gosta de cinema, o documentário O incerto lugar do desejo tem o intuito de provocar a reflexão sobre as motivações pessoais por meio das inquietações da personagem Ana Thereza e de uma série de pensamentos de distintas figuras. O filme será exibido gratuitamente em duas datas. Primeiro nesta quinta-feira (5), com sessões às 16h30 e às 18h, na Estação Sé; depois no dia 19 de março (quinta-feira), com duas sessões nos mesmos horários, na Estação Luz, da Linha 1-Azul.

Presente na última edição do Canto Coral de Natal, o Coral MetrôArte  elenco artístico formado por metroviários que atuam não só com música, mas também com peças teatrais e coreografias desde abril de 2019 – não poderia deixar de marcar presença. Na sexta-feira (6), o grupo se apresenta na Estação Sé, às 12h15; e no Centro de Controle Operacional (CCO) – localizado na Rua Vergueiro, 1200, próximo à Estação Paraíso, das Linhas 1-Azul e 2-Verde –, às 15h30 e às 16h30. O repertório conta com canções como Cor de Rosa Choque, Mulher (Sexo Frágil), Dona, Frevo Mulher, Dona de Mim e Maria, Maria.

 

SERVIÇO

Intervenção – Desafio da Imagem

Data: 4 de março (quarta-feira)

Horário: das 10h às 14h

Local: Estação Tatuapé, Linha 3-Vermelha

 

Documentário O Incerto Lugar do Desejo

Data: 5 de março (quinta-feira)

Horário: às 16h30 e às 18h

Local: Estação Sé, Linhas 1-Azul e 3-Vermelha

 

Data: 19 de março (quinta-feira)

Horário: às 16h30 e às 18h

Local: Estação Luz, Linha 1-Azul

 

Teatro – Linha da vida: Madame Clarice lê!

Data: 6, 13, 20 e 27 de março (sempre às sextas-feiras)

Horário: às 17h

Local: Estação Sé, Linhas 1-Azul e 3-Vermelha

 

Música – MetrôArte

Data: 6 de março (sexta-feira)

Horário: às 12h15

Local: Estação Sé, Linhas 1-Azul e 3-Vermelha

 

Horário: às 15h30 e às 16h30

Local: Centro de Controle Operacional (CCO) – R. Vergueiro, 1200 (próximo à Estação Paraíso, das Linhas 1-Azul e 2-Verde)

 

A ocupação feminina na arte do Metrô de São Paulo – Encontro com a artista Lygia Reinach

Data: 7 de março (sábado)

Horário: às 14h

Local: Estação Ana Rosa, Linhas 1-Azul e 2-Verde

 

A ocupação feminina na arte do Metrô de São Paulo – Caminhada Fotográfica

Data: 7 de março (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Ponto de encontro: Estação Ana Rosa, próximo à obra de arte “Figuras”

Percurso: Estações Ana Rosa, Sé, São Bento, Luz, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, todas da Linha 1-Azul

 

A ocupação feminina na arte do Metrô de São Paulo – Encontro com a artista e pesquisadora Diana Danon

Data: 12 de março (quinta-feira)

Horário: das 15h às 17h

Local: Espaço Multiuso do Edifício Metrô I – Rua Augusta, 1626 (próximo à Estação Consolação, da Linha 2-Verde)